Rio -  Com a entrada em vigor do novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa adiada para 1º de janeiro de 2016, brasileiros ainda têm tempo para aprender as regras — que entrariam em vigor no dia 31 deste mês. O conhecimento delas pode ser entrave para a contratação, pois o domínio do Português, em muitos casos, é essencial para ser admitido ou promovido.
Nesta semana, apenas três recrutadoras da cidade do Rio de Janeiro vão oferecer mais de duas mil chances de emprego, estágio e para o programa jovem aprendiz.
Mesmo com a entrada em vigor do acordo ortográfico prevista para daqui a três anos, quem não conhece as regras deve começar a estudar. O domínio do idioma é avaliado na hora de contratar.
A gerente Isabel Lima explica que, para quem trabalha diretamente em contato com os clientes, o uso correto do idioma é essencial e pode significar um fator de sucesso na carreira | Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia
A gerente Isabel Lima explica que, para quem trabalha diretamente em contato com os clientes, o uso correto do idioma é essencial e pode significar um fator de sucesso na carreira | Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia
Gerente da loja Spicy, Isabel Lima conta que, na empresa, a entrevista é em forma de bate-papo. Nele, são avaliados o comportamento, a dicção e as habilidades.
Quem combina tudo isso com um vocabulário rico e um português correto, tem mais chances de sucesso. “São elementos que formam um bom vendedor. Ele conquista a confiança do consumidor”, diz Isabel Lima.
De acordo com a gerente da loja, quem usa bem o portuguêspode conseguir melhores vendas. E, como consequência, garantir uma promoção e aumentar o salário.
O profissional que conhece bem o idioma tem ainda mais facilidade para abrir portas no mercado de trabalho: “Já vi profissionais, em outros lugares por onde passei, sendo convidados para trabalhar em outra empresa”.
Marcelo Coelho, professor da Academia do Concurso, recomenda, ao interessado em saber português e ter sucesso na busca por vaga ou na profissão, a ler todo tipo de texto.
Português e foco são decisivos na hora da entrevista
Quem estuda Português e faz exercício de leitura pode ter mais chances na disputa por uma das 2.315 vagas oferecidas esta semana por três recrutadoras do Rio. A postura nas entrevistas de emprego também é decisiva.
Em aulas, Coelho explica que leitura contribui para o uso do português | Foto: Divulgação
Em aulas, Coelho explica que leitura contribui para o uso do português | Foto: Divulgação
A atenção a esses aspectos é, segundo especialistas, o primeiro passo para conquistar uma vaga ou uma promoção e melhorar o salário. “Quando não há bom conhecimento disso, pode haver ruído na comunicação — seja em e-mail, pessoalmente ou por telefone. No ambiente de trabalho, pode ser um entrave”, alega Cíntia Monteiro, assessora técnica na área de Recrutamento e Seleção da Fundação Mudes, empresa que trabalha na intermediação de vagas de estágio e do programa Jovem Aprendiz.
De acordo com Cíntia, o emprego correto do português é avaliado pela empresa na hora de contratar ou promover um profissional. Ela detalha: “É analisado o conjunto das habilidades. E uma delas, semdúvidas, é o conhecimento da língua”.
A especialista conta que erros como falar “pobrema” em vez de “problema” pode ser decisivo para contratar um profissional. A confusão no emprego do “eu” e do “mim” também é comum nas entrevistas de emprego.
A professora de Português Ângela Macedo recomenda uma fórmula para o candidato repetir e evitar erros: “Mim não come; mim não escreve; mim’ não faz nada. Eu como, eu escrevo”.
Com conhecimento, com leitura e estudo, o candidato se expressa com mais segurança e apresenta vocabulário mais rico. O caminho para isso, afirma o professor de Português Marcelo Coelho, é a observação às regras de concordância, regência, crase, pontuação, verbos e, neste momento, às mudanças introduzidas no vocabulário ortográfico.
Curso gratuito para dominar o português
O projeto Letras & Números, da UniCarioca, oferece curso gratuito de Língua Portuguesa. As inscrições serão aberta em fevereiro pelo e-mail extensao@unicarioca.edu.br. As aulas começam em março.
Serão oferecidas somente 100 vagas para o curso, que será realizado na unidade da faculdade no Rio Comprido.
Para mais informações sobre as aulas, o interessado deve acessar o endereço www.unicarioca.edu.br.