Rio -  Em meio à folia do Carnaval, é preciso arrumar um tempinho entre um bloco e outro para descansar e cuidar do corpo. Alimentação leve e saudável, com boa hidratação, e proteção à pele, pés, olhos e coração manterão o seu fôlego até o fim da festa.
Foto:
Foto: Divulgação
A dieta equilibrada garante combustível aditivado para a folia. A nutricionista Thaiz Maia, do Hospital Icaraí, recomenda fugir das frituras e de alimentos preparados nas ruas: “Prefira produtos leves e saudáveis em pouca quantidade, a cada três horas, como frutas e saladas. Beba pelo menos dois litros de líquidos por dia, incluindo sucos e água de coco. E evite brincar em jejum”.
Ainda para manter a energia, Thaíz lembra que o corpo vai pedir carboidratos (cereais, pães e massas) de preferência integrais, que são mais saudáveis. A dica é combiná-los com proteína: “Uma sugestão são sanduíches naturais, carnes grelhadas ou peixes; com arroz, macarrão e batata, com pouco molho”.
“E vale abusar dos sucos de frutas, verduras e vegetais”, diz Andrea Frias, do Centro de Pesquisas da Sanavita.
A pele merece atenção especial. A dermatologista Vanessa Metz, da Academia Americana de Dermatologia,reforça a importância de aplicar o protetor solar antes de sair: “Para não estragar a maquiagem, passe pó compacto com fator de proteção. Use fantasias com chapéu para proteger o rosto e o couro cabeludo, uma área sensível”.
Vanessa indica também filtro solar para o cabelo. E, se for usar tinta na pele, compre produto para esse fim: “É bom passar um hidratante antes de aplicar a maquiagem. E evite ficar com biquínis e sungas molhados por horas, porque isso favorece a proliferação de fungos”.
Também os pés sofrem nesses dias. Então, a dica é usar calçados confortáveis. Plataforma e salto alto podem causar dores de coluna, lesões no tornozelo e nos joelhos, diz o ortopedista Adalto Lima, do Hospital Badim, que lembra que calçados curtos deformam os dedos, e os de bico fino apertam as unhas.
Com esses cuidados, seu Carnaval será mais divertido!
PARA APROVEITAR A FESTA
OLHOS
“No Carnaval, a poeira, o excesso de maquiagem e lugares fechados e de muita aglomeração aumentam o risco de inflamação nas pálpebras e conjuntivite, especialmente se a pessoa estiver mal alimentada, sem dormir”, diz o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier. Lave bem as mãos e o rosto, e evite coçar os olhos. Não compartilhe maquiagem e não faça automedicação com colírios.
PERNAS
Os foliões podem reclamar de dores e cãimbras nas pernas. Isso é sinal de que é preciso descansar um pouco e se hidratar, diz o angiologista e cirurgião vascular Eduardo Fávero: “É hora de beber líquidos e repor eletrólitos, sobretudo o potássio, através de frutas, isotônicos ou água de coco. Evite abusar do álcool”, orienta.
CONTROLE DA PRESSÃO
Quem tem pressão alta e não abre mão de brincar, não deve se esquecer de tomar a medicação na hora certa. No dia a dia, reduza o sal e coma mais frutas ricas em potássio, como banana, laranja, melão, caju e frutas secas. Use leite desnatado e seus derivados sem sal, coma peixe, prefira carnes brancas e carne magra de boi. Evite temperos industrializados e embutidos, ensina Marcelo Barros, chefe da nutrição do Instituto Nacional de Cardiologia.
Reportagem de Antônio Marinho