Terremoto na Colômbia é tão forte que foi sentido no Equador
Tremor atingiu 6,9 graus na escala Ritcher, que atingiu o sudoeste da Colômbia neste sábado

Mais de cem casas foram danificadas com tremor que também foi sentido no Equador | Foto: Divulgação
Em Quito foi calculada uma intensidade entre 4 e 3 graus, assim como em Ambato, Riobamba e Guayaquil (sudoeste). O instituto esclareceu que nesses níveis de intensidade "não são produzidos danos nas estruturas", o que coincide com os relatórios dos organismos de proteção civil do país que não reportaram novidades pelo tremor.
Além disso, o órgão assinala que "a origem deste tremor é um ruptura na parte interna da placa de Nazca que esta penetrando abaixo da placa continental da América do Sul". "Este tipo de terremotos se caracterizam por serem sentidos em zonas muito amplas" mas, por sua profundidade, "a capacidade de produzir danos é muito limitada", acrescenta o relatório.
O IG lembra que o último terremoto deste tipo no Equador aconteceu em 12 de agosto de 2012, com uma magnitude de 7,2 graus na escala Richter, a uma profundidade de 254 quilômetros, com epicentro em um setor da Amazônia e que "foi sentido em todo o país e não produziu danos".
O relatório técnico do Instituto Geofísico do Equador assinala que o movimento telúrico ocorreu às 9h16 hora local (12h16, horário de Brasília), com 7 graus de magnitude segundo a energia liberada e medida pela rede nacional de sismógrafos. O evento foi localizado pelos instrumentos do IG a cerca de 30 quilômetros ao norte da fronteira binacional, especificamente a 1,11 graus de latitude norte e 77,67 graus oeste.
Em Quito, o tremor foi sentido com relativa força e chamou a atenção de cidadãos porque foi "particularmente longo", de quase um minuto. Foi sentido, sobretudo, nos apartamentos que ficam em andares altos, segundo versões de várias pessoas que usaram as redes sociais para reportar o fato.
Com informações da EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário