Desde que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, morreu de câncer, dia 5, seu herdeiro político, Nicolás Maduro, já pronunciou o nome do líder nada menos do que 3806 vezes em 17 dias, até a noite de ontem. Por dia, são cerca de 224 vezes. A contagem vem sendo feita pelo site ‘Maduro Dice’ (www.madurodice.com), com base em discursos do presidente interino em rádio e TV.
Vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro lê a íntegra da carta que tem a assinatura de Hugo Chávez em vermelho | Foto: EFE
Foto: EFE
“Realmente dedicamos nosso tempo a perseguir — ou melhor, seguir — Maduro por rádio e TV, e assim poder levar as melhores estatísticas a você”, diz texto do site, ao lado de gráfico que mostra quantas vezes Maduro disse as palavras ‘Chávez’, ‘comandante’ ou similares.
Partidários de Henrique Capriles — que vai disputar com Nicolás Maduro as eleições presidenciais de 14 de abril — acusam o presidente interino de usar a morte de Hugo Chávez como ‘propaganda política’. De acordo com pesquisas eleitorais, Maduro tem cerca de 15% a mais de intenções de votos do que Henrique Capriles.
Maduro reagiu: “Se não querem que digamos o nome de Chávez, cantemos e gritemos seu nome 1 milhão de vezes! Se querem que esqueçamos Chávez, vamos levá-lo em nossos corações, nos muros, nas ruas, nas escolas e nas fábricas”. As declarações, feitas em recente discurso, foram saudadas pela multidão aos gritos de “Chávez vive”.