Rio -  A Peugeot voltou a apresentar um produto moderno no Brasil, o hatch 208. Fabricado em Porto Real  (RJ), chega às concessionárias em abril. Ele é 9,4 cm maior que o 207 e ganhou entre-eixos maior, o que significa mais espaço para as pernas de quem vai no banco de trás.
Foto: Divulgação
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O 208 está disponível nas versões Active e Allure, com motor 1.5 8V, e na Griffe com propulsor 1.6L 16V.
Visualmente, o 208 foi inspirado no carro-conceito SR1. A dianteira traz faróis com LEDs (versão Griffe) e grade arrojada. Em relação ao 208 europeu ele teve as entradas de ar aumentadas, altura elevada em 1 cm e os faróis de neblina deslocados para dentro. As laterais trazem rodas aro 15 (Active e Allure) e 16 (Griffe). A traseira tem lanternas de LEDs.
O painel tem quadro de instrumentos elevado, volante pequeno, central multimídia com tela de sete polegadas e teto solar panorâmico nas versões mais caras.
O motor 1.5L rende até 93 cv (etanol) e traz câmbio manual de cinco marchas. O 1.6 16V gera até 122 cv (etanol) e tem câmbios manual ou automático de quatro marchas.
O 208 custa R$ 39.990 (1.5 Active), R$ 45.990 (1.5 Allure), R$ 50.690 (1.6 Griffe manual) e R$ 54.690 (1.6 Griffe automático).
NA ESTRADA
Automania testou as versões 1.5 e 1.6. O volante é pequeno e tem boas respostas. Os ajustes de altura e profundidade ajudam a encontar posição agradável de dirigir.
O câmbio manual tem engates macios. A suspensão tem bom acerto para cidade e estrada.
O motor 1.5 carrega bem os 1.086 kg e fica cheio a partir de 3 mil rpm, tornando a condução divertida.
O motor 1.6 sobra. Na versão manual, muita disposição. Na automática, trocas suaves. A boa pedida é usar as borboletas no volante.