Rio -  Apesar de não ter sido considerado favorito, o Botafogo conquistou o título da Taça Guanabara. Depois, na Taça Rio, estreou com uma goleada de 4 a 0 sobre o Quissamã. As boas apresentações, na visão do técnico Oswaldo de Oliveira e dos jogadores, são frutos do "futebol solidário" que o Botafogo está praticando.

"Se nós pararmos para analisar, a defesa do Botafogo está muito mais sólida. Mas isso não é mérito apenas dos defensores. O Lodeiro, o Vitinho, o Seedorf, todos estão colaborando com a marcação. O Fellype Gabriel sempre teve esse hábito e até o Rafael Marques procura sair da área para dar o primeiro combate quando estamos sem a bola. Isso tem sido fundamental para a conquista dos be resultados e para que tenhamos sucesso na sequência do trabalho", afirma Oswaldo.
Renato vai ser poupado contra o Figueirense | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Oswaldo comemorou solidez da defesa alvinegra | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Seguindo a mesma linha do treinador, o lateral-direito Lucas preferiu dar exemplo de gols marcados por jogadores como o lateral esquerdo Julio Cesar para ressaltar a força coletiva do Botafogo. "Basta dar uma olhada na artilharia do Botafogo para ver que o time tem feito gols com jogadores diferentes. Não tem um jogador marcando muitos gols, é tudo dividido. Isso tem acontecido por conta do futebol solidário apresentado pela equipe, onde todos procuram atacar e todos procuram defender, dependendo das circunstâncias", diz.

Por fim, o atacante Rafael Marques, que marcou no último final de semana seu primeiro gol com a camisa alvinegra, foi outro a exaltar a aplicação tática de toda a equipe. "Os atacantes ajudam na marcação, os defensores, na medida do possível, aparecem para surpreender a defesa adversária e estamos tendo bons resultados por conta disso. Sabemos que o time ainda tem muito a evoluir para esta temporada, que na verdade está apenas começando. Mas entendemos que estamos no caminho certo e isso é o mais importante agora, pois transmite confiança", afirma.
As informações são do iG