Tailândia - Pelo menos 62 pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas após um incêndio atingir um campo de refugiados que acolhia birmaneses da etnia karen no norte da Tailândia, informaram neste sábado fontes oficiais. A maior parte das vítimas são crianças, mulheres e idosos que não conseguiram escapar das chamas.
As equipes de resgate encontraram os corpos carbonizados entre os escombros das cabanas queimadas e não descartam que o número de mortos possa aumentar, indicou o chefe do Escritório de Saúde Pública de Mae Hong Song, Paisarn Thanyawinitchakul, segundo a edição digital do jornal "Bangcoc Post". Os feridos foram transferidos a centros médicos e ambulatórios da região e pelo menos quatro apresentam ferimentos muito graves, de acordo com o escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) na Tailândia.
As chamas surgiram na tarde de sexta-feira no centro Mae Surin, um dos três campos de refugiados na província de Mae Hong Song e onde viviam 3.500 pessoas. O coronel Nitinart Witthayawuthikul, da Polícia local, informou aos jornalistas que o fogo destruiu 200 dos 281 alojamentos construídos com madeira, bambu e folhas que havia no local.
Cerca de 140 mil birmaneses vivem nos campos de refugiados localizados em solo tailandês e próximos à fronteira com Mianmar, alguns deles há cerca de 30 anos. O Conselho Nacional de Segurança da Tailândia anunciou em setembro passado que analisa alguns planos para repatriar os refugiados, uma medida que já acabou adiada em outras oportunidades.
As informações são da EFE