quinta-feira, 23 de maio de 2013

Doação de leite materno será ampliada no país


Doação de leite materno será ampliada no país

Estão previstas construções e reformas de locais de arrecadação

O DIA
Rio - No Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado ontem, o Ministério da Saúde anunciou que vai aumentar em 15% o total de leite materno coletado e distribuído. Além disso, bancos de leite passarão a fazer novos procedimentos para aumentar a qualidade do material.
Exames para determinar o conteúdo energético e o nível de acidez do leite, além de testes para detectar presença de microorganismos foram incluídos no rol de ações dos bancos. Esse ano, serão investidos R$ 11,6 milhões na expansão dos serviços: reforma e construção de novas unidades. Do total, R$ 7 milhões serão destinados à coleta e a processos de controle de qualidade. O valor é quatro vezes maior do que o total investido ano passado.
“A campanha reforça a importância do aleitamento materno e da doação. Sabemos que o afeto e o carinho construídos com a amamentação no início da vida são decisivos para a formação do ser humano”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A nova Campanha de Doação de Leite, lançada ontem, terá duração até maio de 2014. Em 2012, foram coletados 166 mil litros de leite de 179 mil doadoras. O país conta com 210 bancos de leite e 117 postos de coleta.

DOAÇÃO NO RIO
Há 70 anos no Rio de Janeiro, o Instituto Fernandes (IFF) recebe doação de leite materno no estado. Podem ser doadoras mulheres que tenham excesso de leite, anemia não tratada e infecção pelo HIV impedem a doação. O banco recolhe o material em domicílio. Para participar, a mulher precisa colocar o leite em frasco de vidro com tampa de plástico limpo e esterelizado em água fervente por 15 minutos. Informações: 0800 268877. Os hospitais estaduais Rocha Faria (Campo Grande) e Adão Pereira Nunes (Caxias) também recebem doações de leite.

Nenhum comentário: