sexta-feira, 24 de maio de 2013

Rute na Tijuca: 'É tanta felicidade que já tenho um grande amor por esta escola'


Rute na Tijuca: 'É tanta felicidade que já tenho um grande amor por esta escola'

Ao lado do companheiro Julinho Nascimento, porta-bandeira defenderá as cores do pavilhão da escola do Borel em 2014

RAFAEL ARANTES
Rute é a nova porta-bandeira da Unidos da Tijuca
Foto:  Diego Mendes / Divulgação
Rio - O dia vai chegar. Contratada pelo presidente Fernando Horta para defender o pavilhão da Unidos da Tijuca em 2014, Rute Alves será apresentada à nova casa neste sábado, durante evento na quadra da escola. Ao lado do companheiro Julinho Nascimento, a porta-bandeira já não esconde a ansiedade pela nova caminhada. Na Vila Isabel desde 2003, a sambista terá pela frente o desafio de substituir a amiga Giovanna que, coincidentemente, também a substituirá na antiga escola.
Além do fiel companheiro Julinho, Rute também terá a companhia de Tinga, ex-companheiro de Vila e agora parceiro na Azul e Amarela. Para a nova temporada já não faltam trabalhos. Há algumas semanas, o casal já iniciou a maratona de ensaios na nova casa e o ritmo só tende a aumentar. Ciente do enredo da escola do Borel para 2014, Rute já vivenciou o encontro com alguns dos novos companheiros, mas ainda espera por uma convivência mais intensa com os integrantes da agremiação. Sobre a chegada na nova casa, a expectativa é a maior possível e os integrantes da escola ainda ganharam um recado mais do que especial sobre os novos integrantes da "família tijucana".
Confira, na íntegra, a entrevista com Rute Alves:
O DIA na Folia: Qual o sentimento a poucos dias da apresentação na nova escola?
Rute Alves: Com uma certa diferença que o momento significa, mas às vezes parece que são aqueles dias que antecedem o desfile. Estou muito ansiosa, querendo muito que chegue logo o momento e que tudo saia como o planejado. Hoje estou feliz, honrada e lisonjeada por tudo isso, com uma sede enorme de fazer de tudo pela Tijuca.
Como você define a relação com o Julinho?
O Julio é mais que um mestre-sala, é um irmão de alma. Nos vemos, saímos, frequentamos a casa um do outro o ano inteiro. As nossas famílias se estenderam uma à outra já choramos por problemas particulares juntos, é um elo muito grande. Confio 100% no Julio, isso não tem preço.
Rute e Julinho vão defender a Unidos da Tijuca em 2014
Foto:  Divulgação
Já pararam para imaginar como será na nova casa?
Já sim, tudo é muito novo para nós dois. Vivi 10 anos felizes na Vila e cheguei a pensar que pararia de dançar lá, hoje me vejo em um recomeço. Na vila, eu já sabia o nome das pessoas, conhecia até o temperamento delas, como brincar ou não com cada uma. Cada cantinho, tanto da quadra quanto do barracão, eu conhecia perfeitamente. Agora é tudo novo. Mesmo já conhecendo algumas pessoas, é aquela coisa bem superficial, de encontros rápidos e esporádicos, ninguém a fundo, e hoje vamos trabalhar juntos. É uma nova fase.
O que está achando de continuar tendo o Tinga como companheiro de trabalho? o Tinga é mais que um parceiro de trabalho, somos compadres, sou madrinha de batismo da filha dele. É um conforto e uma alegria muito grande a vinda dele conosco. Com muito respeito e admiração aos outros cantores, mas para mim, ele é um dos melhores, trabalhamos com arte, quando se trata disso tem que haver emoção e ele é emoção a flor da pele. Acho que se fosse cantora, gostaria de ser exatamente como ele e se fosse presidente de uma agremiação, certamente ele seria o meu cantor. 

Vocês sempre deixaram claro o carinho pela Vila. Ainda pensam o antigo pavilhão?

A Vila será eternamente exaltada por mim. Amadureci e cresci na escola, e com a Vila ganhei pessoas que levarei pra minha vida toda. Até hoje, os momentos carnavalescos mais marcantes da minha carreira como porta-bandeira foram pela Vila. A decisão foi muito difícil, mas eu não posso amar mais uma agremiação, do que a mim mesmo ou ao meu filho.
Carinho pela Vila Isabel ainda é exaltado pelos sambistas
Foto:  Pawel Loj / Divulgação
Você sempre gostou de opinar nas suas fantasias. Já tem alguma ideia para 2014? Gosto de opinar sim, sou formada em moda e faço figurinos teatrais. Por isso, opino com certa propriedade, mas sei bem o meu lugar. Não opino no intuito de transformar a ideia do carnavalesco e sim de melhorar a fantasia para que possamos desfilar melhor. No entanto, não quero e não posso nunca passar por cima do carnavalesco. Sou a porta-bandeira, por isso, prefiro pensar apenas nas roupas de quadra e no figurino do ensaio técnico por enquanto.
O que os tijucanos podem esperar da mais nova protetora do pavilhão da escola?
Quero falar à família tijucana, desfilantes ou não, que eu estou imensamente feliz em estar na escola. Fui muito bem recebida e que amo a minha arte. Ser porta- bandeira é um sonho realizado, e ter sido escolhida pelo sr. Fernando para defender esse manto é motivo de muito orgulho. Estou muito grata, vivendo momentos que já não lembrava mais que existia, e, por tudo isso, só não farei pela Tijuca o que não for possível. Estejam certos de que vocês têm um casal e um cantor que honrarão sempre a Tijuca e farão de tudo por ela. Sem demagogia, ou sem querer ser politicamente correta, tanta felicidade que estou tendo já me fez ter amor por essa escola. Obrigada sr. Fernando, obrigada nação tijucana.

Nenhum comentário: