quinta-feira, 23 de maio de 2013

Técnicos em alta: Brasileirão mistura experiência e frescor à beira do campo


Técnicos em alta: Brasileirão mistura experiência e frescor à beira do campo

Tite, Muricy Ramalho, Cuca e os cariocas Abel Braga e Oswaldo de Oliveira então entre os destaques do campeonato

FELIPPE FRANCO
Rio - O Campeonato Brasileiro, que começa neste fim de semana, promete uma disputa acirrada também à beira do gramado. Isso porque os principais clubes que disputam o torneio têm grandes treinadores para auxiliar na busca do cobiçado título nacional. Em meio aos veteranos, há casos de profissionais menos experientes e até um técnico em sua primeira oportunidade no futebol.
A média do tempo de carreira entre os comandantes dos 20 clubes que disputam o Brasileirão é de 14,8 anos. O número, que pode parecer baixo, cai por conta de nomes como Cristóvão Borges, do Bahia, com dois anos como treinador, e Edson Pimenta, da Portuguesa, que treina um time profissional pela primeira vez.
Tite, Oswaldo de Oliveira e Cuca iniciam Brasileirão em alta após estaduais
Foto:  Arte / Agência O DIA
A média só não diminui ainda mais por conta de figuras como Paulo Autuori, do Vasco, e Vanderlei Luxemburgo, do Grêmio, com 39 e 30 anos de experiência, respectivamente. Ao lado de Abel Braga, Tite e Muricy Ramalho, eles são os técnicos há mais tempo em atividade no campeonato - estes são, por consequência, os poucos que já triunfaram no torneio nacional.
Destaques incluem Cuca e Oswaldo
Entre os destaques para o início do campeonato, estão Tite, que já garantiu um Brasileiro, uma Libertadores e um Mundial de Clubes ao Corinthinas nos últimos dois anos; Muricy Ramalho, do Santos, detentor de quatro títulos nacionais, três deles consecutivos; e Abel Braga, atual campeão do torneio com Fluminense.
Ainda figuram na lista Cuca, do Atlético-MG, e Oswaldo de Oliveira, do Botafogo. Campeões estaduais nas últimas semanas, as equipes ganharam confiança e a dupla conta com o apoio de suas torcidas a partir do próximo sábado.
Muricy ganhou três títulos nacionais com o São Paulo e um pelo Fluminense
Foto:  Divulgação
Luxemburgo e Muricy são os mais vitoriosos
Dos 20 técnicos, apenas seis deles já conquistaram o título do Campeonato Brasileiro em outras oportunidades. São 12 títulos ao todo - cinco deles só de Vanderlei Luxemburgo.
As conquistas do comandante do Grêmio foram com Palmeiras (duas vezes), Santos, Corinthians e Cruzeiro. Não muito atrás, o santista Muricy Ramalho tem quatro títulos: três pelo São Paulo e um à frente do Fluminense.
Ainda são detentores de títulos do Brasileirão Oswaldo de Oliveira, Tite, Abel Braga e Paulo Autuori, cada um com uma conquisa.
Confira o tempo de carreira dos técnicos do Brasileiro:
TécnicoTempo de carreira
Paulo Autuori (Vasco)39 anos
Vanderlei Luxemburo (Grêmio)30 anos
Abel Braga (Fluminense)28 anos
Tite (Corinthians)23 anos
Guto Ferreira (Ponte Preta)20 anos
Muricy Ramalho (Santos)20 anos
Vadão (Criciúma)19 anos
Ricardo Drubscky (Atlético-PR)17 anos
Cuca (Atlético-MG)15 anos
Oswaldo de Oliveira (Botafogo)14 anos
Caio Júnior (Vitória)13 anos
Marcelo Oliveira (Cruzeiro)10 anos
Marquinhos Santos (Coritiba)10 anos
Ney Franco (São Paulo)9 anos
Jorginho (Flamengo)8 anos
Dunga (Internacional)7 anos
Silas (Náutico)6 anos
Enderson Moreira (Goiás)5 anos
Cristóvão Borges (Bahia)2 anos
Edson Pimenta (Portuguesa)1º ano

Nenhum comentário: