quinta-feira, 11 de julho de 2013

Gilberto Braga: Pão e leite mais caros

Gilberto Braga: Pão e leite mais caros

O preço do leite não para de subir. Aumentou 20% nos últimos meses

O DIA
Rio - O preço do leite não para de subir. Aumentou 20% nos últimos meses (acumulado até junho). Por isso, os derivados como iogurtes, queijos, margarinas, requeijões e manteigas também encareceram. O leite em pó registrou alta de 40%. Os aumentos são muito superiores à inflação pelo IPCA, que no mesmo período subiu 6,7%.
A razão para isso tudo é que com a melhoria da renda do brasileiro o consumo dos produtos disparou. A China passou a comprar grande parte da produção nacional e os preços no mercado internacional subiram em função de problemas na Nova Zelândia, que é uma das gigantes do setor.
O pão francês pegou uma carreira de aumento de preço por conta da falta de autossuficiência com o trigo. Em boa parte das padarias o quilo custa, em média, R$15. Para pagar menos que R$ 10, só se comprar no supermercado, que tem padaria própria e compra os insumos em grandes quantidades. Em algumas redes, o pãozinho é chamariz. Sai fornada atrás da outra, quentinha e inebriando o ambiente.
O leite e o pão caríssimos ajudam a entender a razão de a inflação estar alta e dos preços não caírem. O povo com mais dinheiro no bolso quer tomar um lanche reforçado, comer queijo, iogurte, leite longa vida e comer pão. Como a produção desses itens não cresceu, os valores disparam e você fica obrigado a cortar alguma coisa para reequilibrar o orçamento. Se continuar assim não vai dar nem para comer o pão que o diabo amassou.
Professor de Finanças do Ibmec


    Nenhum comentário: