quinta-feira, 11 de julho de 2013

Sucesso nos negócios: Planejando juntos

Sucesso nos negócios: Planejando juntos

A etapa de planejamento de um negócio é decisiva para que ele cresça com estabilidade

O DIA
Rio - A etapa de planejamento de um negócio é decisiva para que ele cresça com estabilidade. Se o empreendimento for feito por um casal, é preciso saber logo de início qual a participação de cada um deles no processo. Nem sempre a melhor escolha será que a de que ambos abandonem suas respectivas atividades profissionais para investir na empresa. O mais importante é manter a sintonia. Veja abaixo as nossas dicas!
Por Cezar Vasquez
PERGUNTA E RESPOSTA
“Eu e meu marido vamos abrir um negócio juntos, mas tenho medo de pedir demissão do meu emprego atual e a situação ficar apertada. Continuo no emprego ou me dedico exclusivamente ao negócio?”
Regina, Niterói
Prezada Regina, para dar uma sugestão sobre o melhor caminho a seguir, é necessário fazer uma ampla avaliação do perfil de vocês, das características e dos planos de cada um. Trata-se de uma situação bastante particular.
Para alguns casais pode ser interessante trabalhar e começar um negócio juntos. Para outros, essa fórmula corre risco de não dar certo. Uma forma de resolver isso seria se um de vocês mantivesse uma vida profissional estável. Enquanto isso, o outro investiria na atividade que vocês querem desenvolver e, assim, atenuariam os riscos naturais do investimento.
Tudo vai depender das expectativas de cada um. O Sebrae-RJ não costuma fazer aconselhamento financeiro em âmbito familiar, mas há profissionais no mercado que podem ajudar nisso.
De todo modo, é importante lembrar que montar um negócio exige tempo, tanto na fase de planejamento quanto na de gestão. A decisão de se dedicar integralmente ao negócio, ou de dividir o tempo entre o trabalho e a empresa de vocês deve levar esse ponto em consideração.
O que quer que vocês decidam é fundamental ter atenção para planejar antecipadamente o seu negócio. Isso irá aumentar as chances de sucesso e estabilidade da empresa.
Vale conferir mais sobre o Plano de Negócios no site http://migre.me/a40So. Oferecemos também cursos online e presenciais sobre o assunto. Para maiores informações,entre em contato com a nossa Central de Relacionamento: 0800-570-0800. Boa sorte!
Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras.



    Nenhum comentário: