quarta-feira, 10 de julho de 2013

Máscara do Anonymous: o que significa, história A máscara usada para representar a ideologia Anonymous tem um significado que remonta a tempos muito antigos. Saiba o que significa e a história por trás da máscara do Anonymous.

A onda de manifestações populares do Brasil, que teve início no mês de junho, na capital paulista (a Revolta do Vinagre) e que se espalhou pelo país e pelo mundo, tornou bastante conhecida uma máscara peculiar que, para muitos, foi uma novidade, mas que rapidamente tornou-se algo bastante comum. Usada para representar a ideologia Anonymous, tal máscara tem um significado e carrega uma história que remonta a tempos antigos. Saiba o que significa a máscara Anonymous e qual é a sua história.
640268 Máscara do Anonymous o que significa história.1 600x600 Máscara do Anonymous: o que significa, históriaA máscara do Anonymous tem história e significados (Foto: Divulgação)

ONDE SURGIU A MÁSCARA DO ANONYMOUS

A máscara do Anonymous apareceu no aclamado filme “V de Vingança”. Mas o longa metragem é, na verdade, uma adaptação de um obra literária – o romance gráfico “V For Vendetta”, escrito por Allan Moore e desenhado por David Lloyde. A obra foi publicada entre 1982 e 1988, no Reino Unido. Nela, contava-se a história de uma sociedade, que vivia num futuro imaginário (no ano de 1997), oprimida por um regime fascista, fruto das tendências totalitárias de um partido que conseguiu chegar ao poder, após uma guerra nucelar. Surge, então, um personagem com ideias anarquistas, a fim de desestabilizar o governo. Tal personagem aparece vestido de preto e usando uma máscara, que é esta que hoje vemos. Mas o que significa tal máscara?
640268 Máscara do Anonymous o que significa história.2 600x600 Máscara do Anonymous: o que significa, históriaÀ esquerda, o soldado inglês Guy Fawkes e, à direita, cena do filme V de Vingança (Foto: Divulgação)

HISTÓRIA DA MÁSCARA DO ANONYMOUS

máscara do V de Vingança (ou do Anonymous) traz olhos rasgados, bigode grande e pontiagudo e um sorriso levemente irônico. Trata-se de uma representação estilizada de um homem, que tornou-se uma figura histórica muito forte, na Inglaterra. Seu nome era Guy Fawkes.
Também conhecido como Guido, Guy Fawkes foi um soldado inglês e católico, que participou da chamada “Conspiração da Pólvora”, liderada por Robert Catesby, em 5 de novembro de 1605. O levante pretendia explodir o parlamento britânico protestante, durante uma sessão, a ser realizada nesta data. Guy Fawkes, que era especialista em explosivos, foi incumbido de detonar 36 barris de pólvora, estrategicamente colocados embaixo do prédio do parlamento. Porém, a informação foi vazada e Fawkes foi preso, antes que realizasse o feito. Após tortura e interrogatórios, ele foi condenado à forca, como traidor dos parlamentares do rei. Além disso, foi queimado, em praça pública. Até hoje, o povo inglês comemora a captura de Guy Fawkes, celebrando a chamada “Noite das fogueiras”, no dia 5 de novembro.
640268 Máscara do Anonymous o que significa história.3 600x600 Máscara do Anonymous: o que significa, históriaA máscara do Anonymous, amplamente usadas nas manifestações (Foto: Divulgação)
As manifestações do Brasil, que tiveram início no dia 13 de junho, exigindo a redução das tarifas de ônibus em São Paulo, tendo sido violentamente reprimida pela polícia militar, tiveram a sua organização incentivada, mais fortemente, pela internet, através do grupo Anonymous, que tem entre suas marcas registradas o uso da máscara que representa o personagem de “V de Vingança” que, por sua vez, foi inspirado no soldado Guy Fawkes. Por trás da máscara do Anonymous existem história, ideias e conceitos que visam incentivar os pensamentos sobre liberdade e justiça, inspirando a população a exigir o que lhe é de direito.


Nenhum comentário: