Uma forma de transformar o visual da casa é investindo em novas texturas para a parede. O acabamento diferenciado deixa o ambiente com mais personalidade e impede que a estética acabe caindo na monotonia.
Aplicar textura na parede é uma ótima estratégia para conseguir fugir do tradicional. Dependendo do trabalho realizado, a pintura ganha relevo e deixa o espaço mais impactante do que nunca.
Há muitas texturas criativas e elas podem ser aplicadas em diferentes espaços, como quarto, cozinha, sala de estar, sala de jantar, banheiro e varanda. Quando o acabamento ilustra apenas uma das paredes, a superfície se comporta como um verdadeiro painel e deixa a decoração mais interessante.
COMO É FEITA A TEXTURA?
Antes de começar a fazer a textura na parede, é importante limpar bem a superfície, removendo a poeira e outras formas de sujeira. Também é recomendado proteger os pisos, o teto e os rodapés.
A aplicação da tinta acrílica pode ser feita com um rolo de lã em duas demãos. Para fazer o acabamento na superfície, é necessário aplicar o gel para efeitos especiais e usar uma ferramenta específica para deixar a parede com a textura desejada.
O passo-a-passo para texturizar paredes varia conforme o resultado que se deseja obter. Além da ferramenta utilizada para criar o relevo, o produto da pintura também pode variar.
TIPOS DE TEXTURA PARA PAREDE
Confira a seguir informações sobre as diferentes texturas para parede:
Parede com grafiato: é um efeito decorativo versátil, responsável por deixar a parede com um ar rústico e sofisticado. Para fazer o acabamento, o ideal é contar com uma desempenadeira apropriada.
Parede com textura chapiscada: a técnica utiliza rolos com espumas texturizadas.
Parede com ranhuras: o trabalho requer uma espátula plástica dentada.
Parede com textura de Tecido (linho): o acabamento é feito com uma escova, deixando o risco das cerdas no sentido horizontal e vertical.
Parede com textura de madeira: requer a aplicação de um rolo para efeito lenhado sobre a superfície pintada e com o gel ainda molhado. O uso da ferramenta de textura é no sentido vertical, do teto para baixo.
Parede com textura de camurça: o acabamento é realizado com tinta acrílica com microesferas e um pano de algodão dobrado desigualmente.
Parede com textura de mármore: o trabalho utiliza tinta do tipo marmoratto, cera incolor pastosa e pano de algodão macio.
Parede com textura de aço escovado: o acabamento vai precisar de tinta acrílica metalizada e vassoura de náilon. A aplicação deve ser feita no sentido vertical.
Parede com textura jeans: usa-se uma tinta apropriada e um rolo com o efeito jeans.
Parede com textura de bambu: o segredo do acabamento é o uso de uma pequena espátula, normalmente usada para aplicar massa corrida.
Parede com textura lunar: requer um plástico amassado para fazer o efeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário