sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Principais sinais de envelhecimento capilar Algumas modificações nos fios indicam os efeitos do tempo, sobre eles. Saiba quais são os principais sinais do envelhecimento capilar.

Tudo que é vivo nasce, cresce, envelhece e morre. No caso dos humanos, este processo também acontece com os cabelos. Cada fio tem seu tempo de vida útil. É por isso que, todos os dias, muitos deles vão para o ralo. Entretanto, não é exatamente deste envelhecimento que estamos falando mas, sim, do envelhecimento natural, que acontece na estrutura capilar e no couro cabeludo, com o passar dos anos. Saiba quais são os principais sinais do envelhecimento capilar.
654455 Principais sinais do envelhecimento capilar.1 600x600 Principais sinais de envelhecimento capilarFios mais finos, opacos e frágeis também podem ser sinais de envelhecimento capilar (Foto: Divulgação)

SINAIS DO ENVELHECIMENTO DOS CABELOS

Embora o aparecimento de fios brancos seja um indicativo da passagem do tempo, este não é o único sinal de envelhecimento dos cabelos. Muitas pessoas, inclusive, demoram a percebê-los, apesar da idade. Com o passar dos anos, os cabelos também mudam, em espessura e volume. Eles podem perder massa, ficando muito mais finos e com aspecto minguado. Em geral, estas características começam a aparecer, a partir dos 40 anos.
A fragilidade, a indisciplina e o ressecamento constante também são sinais de que os cabelos estão envelhecendo. Tudo isso está diretamente ligado à diminuição de massa capilar. As fibras dos fios perdem a resistência, tornando-os, conforme dito anteriormente, mais finos e menos sedosos. Por isso, os cabelos ficam mais resistentes a diferentes penteados.
654455 Principais sinais do envelhecimento capilar.2 600x600 Principais sinais de envelhecimento capilarProcedimentos químicos aceleram o envelhecimento dos cabelos (Foto: Divulgação)
Além das mudanças em relação à textura, também são sinais de envelhecimento as alterações de cor e brilho dos cabelos. Eles ficam, gradativamente, mais opacos. Como a fibra e as cutículas capilares estão fragilizadas, a fixação da cor de tinturas também pode ficar comprometida, tornando difícil a tarefa de se conseguir uma tonalidade diferente e mais jovial dos fios. Estes sinais são ainda mais acentuados nas pontas dos cabelos.

COMO RETARDAR O ENVELHECIMENTO DOS CABELOS

envelhecimento dos cabelos, tal como acontece com o restante do corpo, é algo inevitável. No entanto, cuidados diários podem ajudar a retardar esse processo.
  
Cabelos que passam, constantemente, por procedimentos químicos, certamente irão envelhecer com mais rapidez. Os agentes nocivos naturais, como sol, cloro e mar, também comprometem a saúde dos cabelos e do couro cabeludo, acelerando a sua velhice.
654455 Principais sinais do envelhecimento capilar.3 600x600 Principais sinais de envelhecimento capilarFios brancos também são indicativos, embora não sejam os únicos (Foto: Divulgação)
Para evitar envelhecimento dos cabelos, o ideal é hidratá-los intensamente, durante a vida toda, especialmente se não se consegue abandonar os tingimentos, os alisamentos e afins. Além disso, é preciso fornecer nutrientes aos fios, por meio de ativos que reconstruam as fibras capilares. Exemplos são a ceramida e a queratina, que combatem a redução de volume, a quebra e a fragilidade.
O couro cabeludo também tem extrema importância neste processo e, por isso, deve ser constantemente nutrido. Vitaminas podem ser usadas na área, sendo absorvidas por meio demassagem capilar. A prática, além de estimular a circulação sanguínea, também fortifica os fios e promove a renovação das células.

Nenhum comentário: