Rio -  A temporada desastrosa ainda tem mais dois meses pela frente, mas o Flamengo já está em contagem regressiva para terminar o ano e pensar em 2013. Sem mais nada a sonhar no Brasileiro e com nove pontos de diferença para a zona de rebaixamento, resta ao Rubro-Negro a partir desta quarta-feira, contra a Portuguesa, às 22h, no Canindé, a busca pela pontuação necessária para se ver matematicamente livre do rebaixamento e ter mais tranquilidade para se planejar.
Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Fla busca espantar o fantasma da degola de vez | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Mesmo há quatro rodadas sem vencer, o Flamengo conseguiu aumentar a sua vantagem para o Sport, o primeiro na zona de rebaixamento, e precisa de mais três vitórias em nove rodadas para acabar com a angústia de lutar contra o rebaixamento. Apesar do momento ruim e do jejum, a preocupação com a parte de baixo da tabela não é grande.

“Não é momento de perder a cabeça, só depende de nós. Estou muito tranquilo e confio no trabalho do nosso grupo”, afirmou Renato Santos.

Com campanhas péssimas no Carioca e na Libertadores, o Flamengo se arrasta no Brasileiro, a ponto de no máximo ter conseguido duas vitórias seguidas em toda a competição. Nas duas vezes em que conseguiu a sequência, ambas com Dorival Júnior, a animação tomou conta de clube e torcida, que imediatamente voltaram à realidade com os maiores jejuns de vitórias.
 
Depois de ficar sete rodadas sem vencer, o atual jejum já chega a quatro jogos e ninguém sabe explicar o motivo. Sem respostas para a péssima campanha, a única ideia no momento é conseguir os nove pontos que faltam para o Flamengo se ver livre da temporada e já se programar para, em 2013, não repetir os erros.

“Sinceramente, não sei. Estamos fazendo tudo certo, ninguém está de sacanagem, só ver a dedicação de todos. Às vezes, meio erro nosso e o adversário faz o gol. Não podemos aceitar, temos que continuar trabalhando e manter o foco para nos livrarmos desse risco de rebaixamento que ainda existe”, analisou Ramon.