São Paulo -  Uma falha no sistema usado no check-in da TAM provocou atrasos nos voos de aeroportos do país. Filas de cerca de 30 minutos foram feitas por volta das 8h30 desta segunda-feira, no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo. Já em Campinas, o Aeroporto Internacional de Viracopos está fechado desde sábado após um avião de carga quebrar na única pista, para pouso e decolagens. O fechamento ocasionou no cancelamento de todos os voos.
Foto: Reprodução Internet
Passageiros no saguão do Aeroporto de Viracopos | Foto: Reprodução Internet
Viracopos
Após 36 horas, o Aeroporto de Viracopos permanece fechado após um avião de carga quebrar na única pista, para pouso e decolagens. De acordo com balanço divulgado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o fechamento do Aeroporto, desde 20h de sábado, resultou no cancelamento de 338 voos até as 8h desta segunda-feira.
A Azul Linhas Aéreas, que responde por 85% dos voos de passageiros em Viracopos, informou mais cedo que os voos até as 11h da manhã foram cancelados para facilitar a reacomodação dos clientes prejudicados pelo fechamento do aeroporto. Apenas nesta manhã, 128 voos foram anunciados como cancelados pela empresa. No fim de semana, os cancelamentos deixaram os clientes irritados pelas longas filas e falta de informação das companhias.
Os passageiros de voos que tinham partidas previstas de Viracopos na manhã desta segunda estão sendo levados de ônibus pelas companhias aéreas para os terminais de Congonhas, em São Paulo, e de Guarulhos. Quem não seguiu de ônibus para a Grande São Paulo, recebeu hospedagem, de acordo com informações das companhias.
Congonhas
Uma falha no sistema usado no check-in da TAM provocou filas de cerca de 30 minutos por volta das 8h30 na manhã desta segunda-feira, no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo. O problema impossibilitou as impressões dos cartões de embarque e etiquetas de bagagem, que estão sendo feitas manualmente.
A assessoria de imprensa da TAM informou que o sistema já foi restabelecido em 80% dos aeroportos do país. O sistema havia começado a ser nomalizado em Congonhas às 8h30, segundo informou a assessoria de imprensa da TAM por volta das 9h15.
“A TAM informa que o sistema Amadeus (utilizado nos procedimentos de check-in), que sofreu uma instabilidade global no início da manhã desta segunda-feira, voltou a operar normalmente desde as 8h25. O ocorrido deve impactar na pontualidade da malha da companhia durante o dia de hoje. A TAM está prestando toda a assistência necessária aos clientes e lamenta os inconvenientes causados pela situação.”