Queda de meteorito pode ter sido ataque dos EUA, diz democrata russo
Rússia - O líder do Partido Liberal Democrático, o ultranacionalista Vladimir Jirinovski, conhecido por suas extravagâncias e seu destempero no Parlamento, assegurou nesta sexta-feira que não foi um meteorito que causou as explosões nesta manhã na Rússia, e sim "os americanos provando novas armas".
Jirinovski afirmou que o secretário de Estado americano, John Kerry, procurou na segunda-feira passada o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, para avisar da "provocação" que se preparava contra a Rússia.
Nesta manhã, uma série de explosões nos céus da região dos Urais, na Rússia, suspostamente causada por uma chuva de meteoritos, provocou pânico em mais de três cidades. Mais de 500 pessoas ficaram feridas. Testemunhas afirmaram que casas estremeceram, os vidros das janelas explodiram e o celulares ficaram inativos.
Confira uma compilação da queda do meteorito nas cidades:
Queda de meteorito expõe vulnerabilidade do planeta
O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, advertiu que a queda de um meteorito nesta sexta-feira demonstra a vulnerabilidade do planeta. "Espero que não haja consequências graves, no entanto, isso (a queda do meteorito) é uma prova de que não apenas a economia é vulnerável, mas todo o nosso planeta", disse Medvedev, segundo as agências russas.
Medvedev está na cidade siberiana de Krasnoyarsk, onde participa de um fórum econômico internacional. Por outro lado, o vice-primeiro-ministro russo, Dmitri Rogozin, defendeu criar um sistema de prevenção e proteção perante a queda de objetos espaciais.
"Temos que pensar nisso", afirmou Rogozin, que acrescentou que nem a Rússia, nem os Estados Unidos têm tecnologia para abater os meteoritos que representam uma ameaça para a Terra. Lembrou que já tinha feito a proposta quando ocupava o cargo de representante da Rússia na Otan, no entanto, a resposta foi "ceticismo: (...) houve certa crítica, muitos riram", disse.
"A Rússia e outros países grandes têm um sistema de acompanhamento e controle do espaço, mas ele é orientado a vigiar as aproximações perigosas de lixo espacial", lembrou.

Foto: Reprodução
As informações são da EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário