Rio -  Com o retorno de Marcelo Mattos e a entrada de Dória no lugar de Antônio Carlos na fase final da Taça Guanabara, a defesa alvinegra conseguiu o encaixe perfeito. Contando a primeira rodada da Taça Rio, Jefferson completou, pela primeira vez no campeonato, três partidas consecutivas sem sofrer gol. Uma marca que, segundo o goleiro, não deve ser creditada apenas ao setor defensivo.
Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
Jefferson divide méritos com elenco | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
“A gente teve uma evolução muito grande não somente nestes últimos jogos, mas neste ano. Acho que a gente não tem que enaltecer apenas a defesa. Claro que estamos com uma defesa muito consistente, mas a ajuda que estamos tendo dos meias e atacantes também está sendo fundamental. Isso tem nos deixado mais seguros ali atrás. Encontramos realmente o nosso sistema defensivo. O time está de parabéns”, comemorou o capitão.

Na primeira fase da Taça Guanabara, o Alvinegro chegou a ter a defesa menos vazada, mas o setor caiu de produção e levou seis gols nas últimas quatro rodadas. A queda se deu justamente quando Marcelo Mattos sofreu uma torção no tornozelo direito. Gabriel, atualmente titular, estava retornando de lesão. E coube a Fellype Gabriel fazer a função de volante improvisado em alguns jogos, assim como o lateral-esquerdo Julio Cesar na derrota para o Flamengo por 1 a 0.

No momento mais importante do primeiro turno, no entanto, Oswaldo de Oliveira viu as coisas se acertarem. Antônio Carlos sofreu uma lesão muscular na coxa e deu lugar a Dória, que desde que entrou não viu o Botafogo sofrer gols, atuando ao lado de Bolívar. Exceto na última partida da equipe, contra o Quissamã, quando formou dupla com André Bahia. Para Jefferson, o bom nível do elenco também ajudou para que a regularidade fosse mantida.

“O Antônio (Carlos) estava bem com o Bolívar, e o Dória entrou bem. O importante é que o nível não cai”, explicou o goleiro.

O rápido entrosamento de Mattos e Gabriel foi outro fator fundamental para que o equilíbrio fosse encontrado.