Vaticano - "Miserando ataque eligendo" ("O olhou com misericórdia e o elegeu") é o lema escolhido pelo papa Francisco para o escudo papal, que tem inscrito o emblema da Companhia de Jesus. O Vaticano apresentou nesta segunda-feira o escudo com o lema escolhido pelo jesuíta.
O papa Francisco conservou seu escudo de bispo, mas acrescentou os símbolos da dignidade pontifícia e a mitra (chapéu) colocada entre as chaves de prata e ouro e entrelaçadas por um cordão vermelho. Na parte alta do escudo se encontra o emblema da Companhia de Jesus: um sol radiante e amarelo com as letras em vermelho "IHS": "Jesus, Homem e Salvador". Sobre a letra H há uma cruz e abaixo das letras IHS, sempre dentro do sol, estão três pregos. Na parte inferior do escudo, à direita, encontra-se uma estrela e a flor de nardo. A estrela simboliza Virgem Maria, mãe de Cristo e da Igreja, e a flor de nardo São José, padroeiro da Igreja Universal. 
Segundo o Vaticano, com o escudo o papa quis ressaltar sua devoção à Virgem e a São José. O lema "Miserando atque eligendo" foi retirado das homilias de são Beda, o Venerável, que comentando o evangelho de São Mateus escreveu "Vidit ergo lesus publicanum et quia miserando atque eligendo vidit, ait illi Sequere me" ("Viu Jesus a um publicano e como o olhou com sentimentos de amor o elegeu e lhe disse: siga-me".
O Vaticano explicou nesta segunda-feira que a homilia é uma homenagem à misericórdia divina e influenciou a vida do papa Francisco, que já escolheu este lema quando foi nomeado papa.
As informações são da EFE