Inglaterra -  Pouco mais de 12 anos após ter se tornado o segundo jogador mais jovem da história a conquistar a Bola de Ouro da revista "France Football", o atacante Michael Owen anunciou nesta terça-feira que pendurará as chuteiras ao final desta temporada, encerrando uma carreira em que as lesões ofuscaram muito de seu brilho.

O atacante de 33 anos, que chegou ao auge vestindo a camisa do Liverpool e da seleção inglesa, informou que a passagem atual pelo modesto Stoke City será sua última aventura no futebol profissional. A ascensão do 'Golden Boy', iniciada em 1998, foi uma das mais fulminantes da história do futebol da Inglaterra.
Foto: Divulgação
Owen pretende se aposentar no fim da temporada | Foto: Divulgação
Com apenas 18 anos e dois meses, se tornou o jogador mais jovem do século XX a defender o 'English Team', o que viria a fazer outras 88 vezes. Três anos depois, Owen já conquistava a Bola de Ouro. Apenas Ronaldo, com quem jogou no Real Madrid na temporada 2004/2005, recebeu a honraria com menos idade, 21 anos e três meses. O técnico sueco Sven-Göran Eriksson dirigia a seleção inglesa em uma das grandes atuações da carreira de Owen, em 1º de setembro de 2001, quando o jovem atacante assinou um "ha trick" contra a Alemanha em pleno Estádio Olímpico de Munique.
"Sempre foi um jogador incrível, demonstrou isso em todos os clubes pelos quais passou", disse Eriksson, que destacou que o atacante é um 'Menino de Ouro' dentro e fora de campo. "Em primeiro lugar, é um sujeito magnífico e um grande profissional. Nunca dará problema, nem dentro nem fora do campo", elogiou.
 
As informações são da EFE