Rio -  Nada de brinquinho ou penteado da moda. Sair com marias-chuteiras nem pensar! Os 22 participantes do ‘Menino de Ouro’, reality show que vai revelar um novo talento do futebol, têm que se preocupar apenas em jogar bola. No programa, que estreia domingo, às 10h, no SBT, os ex-jogadores Paulo Sérgio, Zetti e Edmilson terão a missão de descobrir um craque na faixa dos 13 aos 15 anos, enquanto a atriz Karina Bacchi será a repórter de campo, mostrando a rotina de treinos e jogos dos futuros atletas.
SBT procura um novo craque | Foto: Divulgação
SBT procura um novo craque | Foto: Divulgação
“Hoje, os garotos têm um espelho: Neymar (jogador do Santos). Tudo o que ele faz de bom e de ruim os meninos copiam. Como técnicos e educadores, nosso papel é mostrar o melhor caminho”, diz Edmilson, ex-zagueiro que pendurou as chuteiras recentemente e foi campeão mundial em 2002.
Comentarista de futebol do canal a cabo ESPN e campeão da Copa de 1994 pelo Brasil, Paulo Sérgio comandará os 12 episódios da atração. O ex-goleiro Zetti e Edmilson serão os técnicos de duas equipes, cada uma com 11 jogadores. “Não é fácil escolher um entre os quase 800 da peneira. Mas, como trabalhei nas categorias de base do São Paulo, estou acostumado a lidar com os garotos. Tenho noção de quem sabe dominar a bola, passar e chutar. São critérios importantes na hora da avaliação”, comenta Zetti, que também foi campeão mundial em 1994 com a Seleção Brasileira.
Sem muita intimidade com o futebol, Karina Bacchi está tentando passar para os jovens sua experiência como participante e vencedora do reality ‘A Fazenda’. “Trabalhar com criança e adolescente é muito bom, vejo os olhinhos deles brilhando com essaoportunidade”, diz a atriz, única mulher a participar do reality boleiro. “No início, fiquei tensa por trabalhar com esses ex-jogadores, mas eles têm muita humildade e aprendo muito com eles. Com os garotos, é tranquilo. Converso muito. Eles têm curiosidade sobre o mundo artístico, perguntam coisas de bastidores”, completa.
Vencedor vai treinar em time paulista
Das 13 mil inscrições, somente 650 garotos participaram da peneira. Foram pré-selecionados 42 jovens, dos quais 22 escolhidos por Zetti e Edmilson para disputar o ‘Menino de Ouro’.
A cada episódio, após um jogo, três participantes serão indicados à ‘marca do pênalti’ para eliminação. Zetti, Edmilson e um convidado vão decidir quem sairá. Mas o eliminado continuará no programa para não desfalcar a equipe.

Apenas três garotos disputarão a final. O vencedor treinará por seis meses num grande time paulista: Corinthians, Palmeiras ou São Paulo. A escolha do clube será feita por sorteio.