São Paulo -  Ter uma casa na árvore deixou de ser um sonho de criança. A ideia, que antes fazia parte apenas das histórias infantis, agora é realidade. E não pense que as construções são pequenas, improvisadas e não oferecem conforto. Pelo contrário, são amplas e bem planejadas por empresas especializadas no assunto. Um bom exemplo é a paranaense Casa na Árvore Construções Especiais, criada por Ricardo Brunelli eamigos de infância para realizar um desejo que não era só deles, mas de muitas pessoas que algum dia sonharam em viver nas alturas.
Para construir uma casa na árvore, a espécie deve ser adulta e ter copa saudável, volumosa e cheia | Foto: Divulgação
Para construir uma casa na árvore, a espécie deve ser adulta e ter copa saudável, volumosa e cheia | Foto: Divulgação
O primeiro passo para dar início à obra é escolher o exemplar de árvore que irá receber a morada. A espécie deve ser adulta e ter copa com aparência saudável, volumosa e cheia. “Se tiver ramificações, prefira as em formato de U”, recomenda Brunelli. O tronco deve ter casca grossa, ser resistente e forte.
O banheiro da construção é um charme a parte | Foto: Divulgação
O banheiro da construção é um charme a parte |Foto: Divulgação
Se duvidar da saúde da planta, não pense duas vezes e procure biólogos, ecólogos, agrônomos ou engenheiros florestais para se certificar de que sua base de apoio é saudável e segura. “Órgãos competentes como o Departamento de Proteção da Reserva Natural (DEPRN) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), entre outros, também devem ser consultados para não se correr riscos”, ressalta o arquiteto André Einselohr.
Analisar o terreno é outra medida imprescindível, pois o lote precisa ser seco e firme. “Essa característica proporciona raízes fortes que não apodrecerão facilmente”, explica o profissional.
Araucárias e figueiras são mais resistentes e podem abrigar construções maiores. Agora se a árvore tiver um tronco fino, vale realizar a construção apoiada em duas espécies para garantir total segurança e estabilidade.
E lembre-se: é fundamental ter bom senso. “Dimensione bem a construção para que não haja sobrecarga na árvore e não comprometa a segurança de todos que irão aproveitar o espaço”, diz Brunelli. Depois que a estrutura estiver pronta, evite o uso de massa convencional para revestir as paredes. “O material proporciona sobrepeso. Prefira o isopor”, alerta.
Detalhe da decoração da casa na árvore | Foto: Divulgação
Detalhe da decoração da casa na árvore | Foto: Divulgação
A partir daí, vale deixar a criatividade tomar conta e decorar sua morada na árvore do jeito que você sempre quis. Só não esqueça de tomar cuidado com o exemplar para preservá-lo. “Esta é uma ótima alternativa para evitar o corte de espécies e incentivar a sustentabilidade”, diz a arquiteta Karla Cunha.
Confira itens básicos para a construção do lar-doce-lar nas alturas:
Hidráulica: é possível construir uma caixa d’água acima do nível da casa, ou até mesmo uma bomba de recalque, o que evita sobrepeso na estrutura.
Instalação elétrica: é preciso ter muito cuidado nessa etapa. Os fios devem ser encapados com conduítes, tubos de PVC espessos ou outros materiais resistentes. Essa medida ajuda a proteger dos pássaros, que podem bicá-los e ocasionar curtos-circuitos.
Esgoto: é possível instalar um sistema tradicional, acompanhado de uma estação de tratamento (investimento de cerca de R$ 3 mil). Também vale optar por um banheiro seco, com palhas e folhas para cobrir os dejetos, que se transformarão em adubo.

As informações são de Juliana Guimarães, do IG