Rio -  Antes de comprar um produto de grande volume, o consumidor deve verificar se tem condições de carregá-lo até em casa ou se deve fazer uso de um serviço de entrega.Atualmente, a maioria das lojas disponibiliza esse serviço gratuitamente, no entanto, às vezes pode ser necessário recorrer a um serviço de frete. Saiba mais sobre o assunto abaixo e quais cuidados tomar na hora de contratar uma empresa de frete.
Por Marco Quintarelli
PERGUNTA E RESPOSTA
“Comprei um armário de banheiro e a loja disse que eu poderia pegar o produto no local ou indicaria um profissional que faz frete. Queria saber se na venda de produtos maiores as lojas são obrigadas a fazer entrega ou se existe uma taxa
mínima a ser cobrada”.
Luci Lopes, Vila da Penha

Luci, não existe nenhuma condição que obrigue uma loja a entregar em sua casa o objeto que você adquiriu. Por isto, antes de comprar um produto de grande volume, que você não tem como transportar, é necessário prestar atenção a este detalhe. Atualmente, a maioria das grandes redes de lojas de móveis e eletro-domésticos oferece entrega gratuita dentro da cidade onde ela atende. Há também redes que diferenciam o preço para móveis com valor de venda na loja (transportado pelo cliente) e outro valor com entrega.
Além dos fretes oferecidos pela própria loja, os terceirizados, desde que garantidos, são as melhores opções. É preciso ter cuidado com as pessoas que são indicadas para fazer frete. Um menor custo pode lhe trazer uma surpresa desagradável antes mesmo de o produto chegar à sua casa. Procure saber na loja se há alguma garantia de entrega ou de quem fará o frete, no caso de haver algum problema com o transporte do produto.
Não existe taxa mínima a ser cobrada pela entrega, o que existe é a concorrência, que faz com que as taxas de entrega sejam equivalentes. Para uma referência de custo, considere que os valores de frete geralmente variam de 10% a 18% do valor da compra. Quanto mais itens você comprar na mesma loja, mais diluído será o custo da entrega.
Lembre-se de que você está adquirindo um bem para seu conforto e bem estar, e você não quer que ele seja danificado ou demore a chegar à sua casa. Boas compras!
Marco Quintarelli é consultor do Grupo AZO. Segunda-feira, Sucesso nos Concursos