sábado, 17 de agosto de 2013

Educação em greve: Ação contra corte de ponto

Educação em greve: Ação contra corte de ponto

Sepe vai acionar a Justiça para evitar que o governo do estado e a Prefeitura do Rio cortem o ponto dos professores que aderiram à greve dos dois segmentos

ALESSANDRA HORTO
Rio - O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio (Sepe) vai acionar a Justiça para evitar que o governo do estado e a Prefeitura do Rio cortem o ponto dos professores que aderiram à greve dos dois segmentos. A direção jurídica do sindicato também se mobiliza contra a decisão da Secretaria Estadual de Educação, de instaurar processo administrativo para os docentes que faltarem por 10 dias consecutivos ao trabalho, anunciado ontem pela coluna.
A informação revoltou os professores que classificaram a decisão, que pode levar à demissão do servidor, como autoritária e que a postura vai levar a uma radicalização do movimento grevista. Em nota, o Sepe declarou que a atitude serve para “apagar fogo com gasolina”. 
O sindicato voltou a defender que a Secretaria Estadual de Educação foi avisada, por meio de ofício, da paralisação e da assembleia geral da categoria promovida no dia 8 de agosto, quando a greve foi aprovada. E, por isso, o ponto não poderia ser cortado.
Outro argumento do Sepe é que a paralisação é pública e já foi reconhecida pelo governo, na medida em que o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, e o subsecretário de Educação, Antonio Neto, chamaram o sindicato para uma audiência no dia seguinte a sua deflagração, no Palácio Guanabara.
PANFLETAGEM
O Sepe promove hoje panfletagem em diversos pontos da cidade, entre eles: Largo da Carioca, Calçadão de Madureira, Praça Saens Pena, Rua Agripino Glieco com Dias da Cruz e Praça das Nações. A ideia é divulgar a motivo da greve para a população.
REAJUSTE PARA 16 MIL
A Prefeitura do Rio anunciou ontem que vai reajustar o vencimento-base inicial dos auxiliares de creche, agentes educadores e inspetores de alunos. O decreto será publicado na edição do Diário Oficial de segunda-feira e será retroativo ao último dia 1º.
CRONOGRAMA NO DO
Também será divulgado no Diário Oficial de segunda-feira a resolução do cronograma do grupo de trabalho que terá três meses para criar o novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores do município.
NÚMEROS DIVERGENTES
A Prefeitura do Rio informou que 13% dos professores estão em greve. Já o Sepe divulga que são 80%. A Secretaria Estadual de Educação reforçou ontem que as adesões à greve na rede não passam de 0,5% do total de 75 mil professores da rede.




    Tags: servidor , professores , greve

    Nenhum comentário: