quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Polícia Civil vai investigar ação do Choque na porta da delegacia do Catete

Polícia Civil vai investigar ação do Choque na porta da delegacia do Catete

PMs teriam atirado contra a 9ª DP e usado gás lacrimogênio indiscriminadamente, intoxicando até policiais civis de plantão

O DIA
Rio - O diretor do Departamento Geral de Polícia da capital, delegado Ricardo Dominguez, vai abrir um inquérito para investigar a ação do Batalhão de Choque em frente à 9ª DP (Catete), na noite desta quarta-feira.
Para tentar dispersar um grupo de manifestantes que aguardava a liberação de 29 pessoas detidas durante um protesto contra o governador Sérgio Cabral, em Laranjeiras, a tropa teria atirado indiscriminadamente balas de borracha e bombas de efeito moral, além de usar spray de pimenta e gás lacrimogênio.
Vidraça da 9ª DP ficou destruída
Foto:  Diego Assis / Agência O Dia
As informações são de integrantes da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio.
Durante a tentativa de dispersão por parte do Choque, alguns advogados, manifestantes e jornalistas se refugiaram na entrada da 9ª DP. A porta de vidro foi estilhaçada por um tiro de bala de borracha efetuado pela PM, segundo testemunhas.
Bombas de gás lacrimogênio também foram lançadas em direção ao grupo. A fumaça acabou invadindo a delegacia e intoxicando policiais civis que estavam de plantão. Irritados, os agentes chegaram a interpelar e pedir que os PMs se contivessem.
Ainda de acordo com os advogados da comissão, Ricardo Dominguez prometeu averiguar se houve excessos dos PMs, abuso de autoridade e avaliar os danos na delegacia. O comandante da ação e até mesmo do Batalhão de Choque poderão ser convocados a depor.
    Tags: choque , manifestação , 9ª dp , oab

    Nenhum comentário: