sábado, 17 de agosto de 2013

Vila apresenta resultado de projeto para compensar emissão de carbono no desfile

Vila apresenta resultado de projeto para compensar emissão de carbono no desfile

Multinacional que patrocinou desfile plantou sete mil árvores para garantir 'parceria sustentável'

BERNARDO ARGENTO
Rio - A Vila Isabel e a Basf, multinacional que patrocinou o desfile da escola em 2013, anunciaram nesta sexta-feira, em evento no Jardim Botânico, na Zona Sul, o resultado do projeto de neutralização do carbono gerado durante as etapas de preparação do último Carnaval.
O plano mostrou como a empresa atuou para diminuir a emissão de gases e poluição durante as seguintes fases: construção das alegorias e fantasias, ensaios na quadra, transporte de pessoas e alegorias, desfile e destinação final. O montante de CO2 gerado foi de 1.054,57 toneladas.
Segundo o relatório divulgado, desse total, 1,48% foram com ensaios e festas, 4,84% durante o desfile na Sapucaí, 15,64% na construção de fantasias e alegorias, 37,8% no deslocamento de convidados e 40,71% de transporte da Vila.
Representantes da Basf e presidente da Vila apresentaram resultado de projeto. Presidente da Liesa e subsecretário de Turismo prestigiaram evento
Foto:  Fernando Azevedo / Divulgação

Sete mil árvores plantadas
Para compensar todo o carbono emitido, foram plantadas sete mil árvores nativas na Fazenda Santa Irene, em São Paulo. O número corresponde a 4,2 hectares de mata. Para o presidente Wilsinho Alves, o projeto faz da Vila a primeira escola sustentável do Carnaval.
"A Vila Isabel mais uma vez mostrou seu pioneirismo e sua posição de vanguarda, sendo a primeira escola sustentável do Carnaval carioca", afirmou.
Durante o evento, Wilsinho também comemorou a parceria com a Basf que começou com a escolha do enredo "A Vila canta o Brasil celeiro do mundo – ‘Água no feijão que chegou mais um". "Mostrar a mensagem de agradecimento ao agricultor foi o nosso papel. Carnaval se ganha com organização e com a organização da Basf conseguimos desenvolver esse belo enredo, fazer um belo samba e ganhar o título do Grupo Especial", disse o dirigente.
A Basf foi representada pelos vice-presidentes Maurício Russomano e Eduardo Leduc. O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa), Jorge Castanheira, o Subsecretário Especial de Turismo do Rio, Pedro Guimarães, e a presidenta do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Samyra Crespo, também marcaram presença.
    Tags: Vila , Basf , Carnaval

    Nenhum comentário: