domingo, 8 de setembro de 2013

Beijaço gay no Leblon reúne 100 contra Putin

Beijaço gay no Leblon reúne 100 contra Putin

Evento do coletivo ‘BeijATO’ protesta contra leis homofóbicas patrocinadas pelo governo do presidente russo

O DIA
Rio - Protesto contra leis homofóbicas do governo russo reuniu, ontem à tarde, cerca de 100 manifestantes e apoiadores da causa LGBT durante passeata pela orla do Leblon. A manifestação culminou com um ‘beijaço’ em frente ao Consulado da Rússia onde, na calçada, manifestantes pintaram as cores do arco-íris, símbolo do movimento.
A convocação para o evento aconteceu via Facebook e mobilizou cerca de 50 cidades do mundo, entre elas Paris, Genova, Praga, Munique e outras, segundo a assessora de ativismo e mobilização da Anistia Internacional, Jandira Queiroz. 
Manifestantes da causa LGBT se beijaram em frente ao consulado
Foto:  José Pedro Monteiro / Agência O Dia
Atravessando a Delfim Moreira, o movimento atraiu olhares curiosos, mas nenhuma manifestação de repúdio. O casal evangélico Filipe e Raquel Félix defende o direito dos homossexuais, apesar de sua fé ‘condenar o comportamento’. “Eu não me sinto agredido pelo protesto deles, os direitos humanos estão acima de nossas diferenças”, afirmou um convicto Filipe. 
Tássia Mendonça, uma das organizadoras da manifestação e membro do coletivo BeijATO, justificou a escolha. “O beijo gay está atravessado pela opressão de gênero. Portanto, a manifestação de carinho entre pessoas do mesmo sexo acaba sendo uma ação política”, afirmou.
    Tags: Protestos , Beijaço

    Nenhum comentário: