sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Como se preparar para cirurgia bariátrica A cirurgia bariátrica deve ser feita com alguns cuidados. Veja como se preparar para cirurgia de redução do estômago.

O número de pessoas obesas cresce no mundo a cada dia, e as cirurgias bariátricas estão se tornando importantes aliados no tratamento dos pacientes com obesidade grau 3. Porém, é preciso saber mais sobre esse procedimento antes de realizá-lo.  Saiba mais sobre o assunto e veja como se preparar para a cirurgia bariátrica.
654199 A cirurgia deve ser feita por um profissional especializado. Foto divulgação Como se preparar para cirurgia bariátrica A cirurgia deve ser feita por um profissional especializado. (Foto: divulgação)

CIRURGIA BARIÁTRICA

O último levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica mostrou que, no ano de 2010, foram feitas mais de 60 mil cirurgias de redução de estomago no Brasil, número maior em quase três vezes do que no ano 2005. Cada dia mais popular entre os tratamentos da obesidade, o procedimento ainda é cheio de dúvidas, principalmente por parte dos pacientes.
Em casos graves, as mudanças alimentares e a prática de atividades físicas são impossíveis de serem adotadas. Nesses casos, somente uma intervenção médica efetiva, como a cirurgia bariátrica pode resolver o problema. A maioria desses casos são aqueles dos quais o índice de massa corporal atingem valor superior a 40kg/m². Nos casos de obesidade, os tratamentos e a oscilação têm além de potencial genético, agravando o quadro clínico.
654199 A cirurgia bariátrica deve ser feita em casos de obesidade mórbida. cirurgia bariátrica Como se preparar para cirurgia bariátrica A cirurgia bariátrica deve ser feita em casos de obesidade mórbida. (Foto: divulgação)

COMO SE PREPARAR PARA A CIRURGIA BARIÁTRICA

Os cuidados que devem ser tomados antes e depois de cada cirurgia irão depender de cada caso, mas em geral consistem nas avaliações clinicas com exames de sangue, ultrassonografia e radiografias, além de avaliação cardiológica, endoscopia e avaliação da função respiratória. Caso você tenha alguma doença que precise de tratamento prévio, a cirurgia deve ser adiada até que se obtenha uma melhor condição física.
Os obesos que irão passar por cirurgia bariátrica precisam de orientação nutricional para suplementar a dieta com compostos ricos em ferro, vitaminas e proteínas. Alguns cuidados especiais ajudam a evitar os casos de desnutrição também após a cirurgia.
  
Todos os tipos de tratamento para a obesidade, dos mais simples aos mais radicais, exigem empenho e determinação. É sempre necessário suporte profissional e adequação para as novas dietas a serem alcançadas. É importante consultar o médico para avaliar o caso e obter orientações que ajudem a solucionar o problema.
654199 É preciso ter alguns cuidados com a cirurgia bariátrica. Foto divulgação Como se preparar para cirurgia bariátrica É preciso ter alguns cuidados com a cirurgia bariátrica. (Foto: divulgação)
A cirurgia bariátrica é indicada em casos de obesidade mórbida, da qual não é possível ser revertida através de outras técnicas estéticas. Os ricos e perigos da cirurgia bariátrica  são muitos e por isso o procedimento só deve ser feito em casos de extrema necessidade. Os cuidados com a alimentação saudável são indispensáveis antes e depois da cirurgia. Aposte nasdicas de como se preparar para a cirurgia bariátrica e faça com que esse momento seja mais tranquilo.
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

Nenhum comentário: