quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Dilma faz reunião de emergência para discutir formas de coibir espionagem

Dilma faz reunião de emergência para discutir formas de coibir espionagem

Após novas denúncias envolvendo Petrobras, presidente promete medidas para proteger país, governo e empresas

IG
A presidente Dilma Rousseff convocou para uma reunião de emergência nesta terça-feira, no Palácio do Planalto, os ministros das Comunicações Paulo Bernardo; da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Advocacia Geral da União, Luiz Inácio Adams, para discutir a proposta que cria um marco regulatório para a internet.
A intenção da presidente é inserir no projeto, que há anos tramita na Câmara, mecanismos que possam coibir a espionagem internacional como a que atingiu os contatos da própria presidente realizada pelo governo dos Estados Unidos.
O relator da proposta na Câmara, deputado Alessandro Molon (PT-RJ) também foi convidado para a reunião. Uma das propostas que a presidente quer garantir no projeto é de que a guarda dos dados sejam mantidos no Brasil, mesmo que os servidores de internet tenham sede no exterior.
Outro assunto que poderá entrar em pauta é a possível participação das empresas de telefonia nos episódios de espionagem, já que mensagens telefônicas e ligações da presidente também foram alvo de monitoramento.
Na segunda, por meio de nota , Dilma disse que, caso sejam comprovadas, as denúncias de espionagem americana a Petrobras evidenciam que o monitoramento dos EUA visam atender interesses econômicos e estratégicos e não somente a segurança nacional e o combate ao terrorismo.
"Sem dúvida, a Petrobras não representa ameaça à segurança de qualquer país. Representa, sim, um dos maiores ativos de petróleo do mundo e um patrimônio do povo brasileiro", afirmou a presidente.
Dilma garantiu também que o governo brasileiro obterá esclarecimentos do governo do presidente Barack Obama sobre todas as supostas violações e exigirá medidas concretas. "De nossa parte, tomaremos todas as medidas para proteger o país, o governo e suas empresas", acrescentou.
* As informações são da repórter Luciana Lima 
    Tags: Espionagem , Dilma

    Nenhum comentário: