domingo, 8 de setembro de 2013

Dilma Rousseff lidera festa pelo Sete de Setembro em Brasília

Dilma Rousseff lidera festa pelo Sete de Setembro em Brasília

Presidenta passou as tropas em revista no meio de aplausos e vaias

EFE
Brasília - A presidente Dilma Rousseff liderou neste sábado o desfile militar pelo Dia da Independência em Brasília, que teve um público muito menor do que o previsto e transcorreu em meio a tímidos protestos e aplausos à governante. Embora nas redes sociais tenha sido anunciada a presença de cerca de 50 mil pessoas dispostas a protestar durante o desfile, enquanto ele aconteceu a adesão de manifestantes se resumiu a poucas dezenas, e suas vaias à presidente se perderam em meio à música das bandas militares.
Presidente Dilma Rousseff abriu ato cívico de Brasília com desfile em carro aberto
Foto:  Reuters
Aparentemente devido ao temor de confrontos, o público foi muito menor que o esperado, de 100 mil pessoas - segundo a Polícia Militar, havia pouco mais de 5 mil espectadores. No entanto, assim que o desfile terminou e as autoridades se retiraram, o número de manifestantes começou a crescer e chegou a cerca de 1.500, que seguiram rumo à sede do Congresso, que estava cercada por centenas de policiais.
Apesar da previsão de protestos, Dilma chegou à Esplanada dos Ministérios, onde o desfile se desenvolveu, em um Rolls Royce "Silver Wraith" sem capota, que deixou de ser fabricado em 1958 e foi doado ao Brasil pela rainha Elizabeth II da Inglaterra em 1953. Dilma passou as tropas em revista no meio de aplausos tão tímidos como as vaias e se dirigiu à tribuna presidencial, de onde assistiu ao desfile de tropas das três Forças Armadas em companhia do vice-presidente, Michel Temer, do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, a maioria de seus ministros e alguns diplomatas.
Coincidindo com a celebração do Dia da Independência, diversos movimentos sociais convocaram protestos para hoje em quase todo o país. As primeiras mobilizações ocorreram de forma pacífica, exceto no Rio de Janeiro, onde centenas de manifestantes burlaram um forte cerco policial, invadiram o desfile militar e entraram em confronto com os agentes. A polícia disparou bombas de gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes, que correram em direção a ruas vizinhas para tentar se reagrupar, enquanto boa parte do público que assistia ao desfile deixava as tribunas em debandada.

    Nenhum comentário: