sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Diplomata que trouxe senador da Bolívia ao Brasil volta ao batente

Diplomata que trouxe senador da Bolívia ao Brasil volta ao batente

Saboia participou da operação que deu fuga ao boliviano Roger Pinto Molina

O DIA
Brasília - Afastado do cargo, no final do mês passado, após ter admitido participação na operação que deu fuga ao senador boliviano Roger Pinto Molina para o Brasil, o diplomata Eduardo Saboia vai voltar ao trabalho no dia 1º de outubro, informou o Itamaraty.
Mas a sua situação está longe de uma definição. Saboia entrou com um pedido no ministério para retomar as atividades, segundo informou seu advogado, Ophir Cavalcante Júnior. O diplomata está sob investigação e poderá ser exonerado, caso seja comprovada sua culpa.
O episódio provocou crise diplomática entre os dois países e a queda do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Saboia era encarregado de negócios da embaixada na Bolívia e foi transferido para a Secretaria de Estado, que tem sede em Brasília. 
Molina (E) cumprimenta Saboia antes da audiência na Justiça Federal
Foto:  Reuters
Uma sindicância interna foi aberta no Itamaraty. Depoimento que o diplomata daria ontem sobre o caso foi cancelado pelo próprio ministério. O advogado de Saboia solicitou todos os documentos, como e-mails e notas, trocados entre o ministério e a embaixada em La Paz. Para ele, são provas fundamentais que poderão ajudar na defesa.
A comissão que investiga o caso no Itamaraty é formada por dois embaixadores e um servidor da Corregedoria Geral da União (CGU). Se condenado, Saboia pode receber punições que vão desde uma advertência à demissão do ministério.
Molina é acusado de vários crimes de corrupção em seu país. Ele nega e diz sofrer perseguição política do presidente Evo Morales, a quem acusa de ligações com o narcotráfico. O senador está hospedado em uma fazenda em Goiânia e aguarda definição do caso pelas autoridades brasileiras. Na quarta-feira, Molina depôs na Justiça Federal sobre sua fuga.
    Tags: Molina , Saboia , diplomata , Bolívia

    Nenhum comentário: