Rio -  Com a ampliação e fortalecimento do papel do profissional contábil na sociedade, tornou-se iminente a necessidade de mostrar uma imagem mais fiel ao trabalho que estes profissionais executam, elucidando de maneira enfática a importância da contribuição deles para a construção de um país mais justo e ético.
Por isso, o Conselho Federal de Contabilidade, apoiado por todos os Conselhos Regionais, lança hoje, no Congresso Nacional, o projeto ‘2013 — Ano da Contabilidade no Brasil’. A campanha prevê série de ações que projetem de forma sistemática e maciça uma figura mais real à realidade destes profissionais, que já são 53 mil só no Estado do Rio e quase meio milhão no Brasil.
Graças ao empenho deste trabalhador, hoje o país assume posição de destaque no cenário mundial, com representação no posto mais alto no Grupo Latino-americano de Emissores de Normas de Informação Financeira. Hoje, o levantamento e a apresentação de dados no país já obedecem às normas internacionais, ou seja, são adequadas a práticas consagradas que facilitam o entendimento único por analistas de todo o mundo.
Ao demarcar nossa posição e a consistência dos valores pregados em nosso trabalho, o projeto também tem como missão incentivar a demanda por profissionais da contabilidade nas instituições públicas e privadas e fortalecer o papel e a procura por auditores. Queremos demonstrar que o profissional contábil responsável é forte aliado na construção por um país em curso pela abolição de práticas que atentam contra a ética e a justiça.
Diva Gesualdi é presidenta do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro