Bahia -  As inscrições já estão abertas para o VIII Congresso Brasileiro de Biossegurança, que acontece entre os dias 23 e 27 de setembro, em Salvador (BA). Os membros da academia científica e do setor de inovação tecnológica que desejam expor seus trabalhos durante o evento têm até o dia 29 de março para se cadastrar.

A conferência contará com a participação de pesquisadores de diversos países, como Argentina, Canadá, Estados Unidos, Itália, Suiça, Grécia e Holanda, já confirmados, dentre outros a confirmar além de pesquisadores de ponta do Brasil e da representante da Organização Mundial de Saúde. O evento elegerá as quatro as melhores pesquisas em Biossegurança ou Biosseguridade, avaliadas pelo Comitê Científico, que serão publicadas na revista Journal of Biosafety and Biosecurity, a única no segmento de biossegurança e biosseguridade da América Latina, editada pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBio) e pela Universidade Federal de Uberlândia.

Dentre os inscritos, serão selecionados alguns projetos a serem divulgados em painéis no setor de exposições do evento. Assim como nos anos anteriores, os resumos também vão ser publicados nos Anais do Congresso. Podem ser apresentados quaisquer temas relacionados à biossegurança ou à biosseguridade, como, por exemplo, saúde humana e animal, agricultura, meio ambiente, aspectos jurídicos e biotecnologia.

O público alvo do encontro são pesquisadores que trabalham com material biológico de risco, novas tecnologias, questões ambientais, de saúde humana e animal. Mas também podem participar profissionais de saúde, da vigilância sanitária e agropecuária, de comissões de biossegurança, de laboratórios de saúde pública, de empresas farmacêuticas, de biotecnologia e de segurança para laboratórios e saúde do trabalhador, além de estudantes de medicina, ciências agrárias, veterinária, nutrição, enfermagem dentre outros.

Segundo a Dra. Leila Macedo, pesquisadora titular da FIOCRUZ e presidente da ANBio, esse congresso é o único do segmento na América Latina e os trabalhos apresentados têm reconhecimento de toda comunidade científica internacional e da International Federation of Biosafety Associations- IFBA.

"Um trabalho aprovado pelo comitê científico e exposto no evento coordenado pela ANBio oferece uma excelente referência científica ao autor. Os participantes ainda terão oportunidade de manter uma boa rede de contatos profissionais, além de identificar possíveis colaboradores, apoiadores e parceiros para projetos"reforça.

Congresso
Um dos temas principais desse ano será a discussão sobre medidas de segurança contra agentes biológicos nocivos em grandes eventos, a segurança de alimentos e de áreas de grandes aglomerações como, por exemplo, na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016.

Além de palestras, minicursos e mesas redondas, ainda será realizada a VIII Exposição de Equipamentos e Dispositivos de Biossegurança para demonstração por empresas do ramo e um Workshop sobre estratégias de biosseguridade para gestão de grandes eventos com a presença de convidados internacionais.

Organização
Organizado desde 1999 pela ANBio, o Congresso Brasileiro de Biossegurança é a única reunião científica do segmento para a América Latina e ainda mobiliza toda a região do Caribe, nos locais onde a Biossegurança é aplicada no meio acadêmico, na prestação de serviços, no setor empresarial, por gestores e reguladores. O encontro, que acontece a cada dois anos e que congrega delegações de mais de 30 países, tem possibilitado o estabelecimento de network entre os diferentes stakeholders (gerentes e patrocinadores de projetos) em escala global.

Mais informações:
http://www.anbio.org.br/congresso/