Rio -  As Forças Armadas serão responsáveis pela segurança da missa a ser rezada pelo Papa Francisco que encerrará, em 28 de julho, numa fazenda de Guaratiba, a Jornada Mundial da Juventude. Caberá também aos militares policiar os acessos ao local: os peregrinos terão que caminhar até 14 quilômetros para chegar ao evento.
A decisão de entregar para tropas federais a segurança da vigília, que começará na véspera, foi acertada entre o governo do estado, prefeitura e Ministério da Defesa. A Polícia Militar cuidará dos eventos de quinta e sexta, em Copacabana.
Feriadão geral
Na quinta, Francisco saudará o público na praia e, no dia seguinte, acompanhará uma via crucis no mesmo local. Para viabilizar os dois eventos, a prefeitura só vê uma saída: decretar, nos dias 25 e 26, feriado geral na cidade.
Milhares de ônibus
A prefeitura quer que os organizadores diminuam o número de ônibus fretados para a Jornada: é prevista a vinda de 20 mil veículos. Para que se tenha uma ideia do problema, isso é bem mais que os 12 mil ônibus que circulam pelo Rio.