Rio -  A especulação imobiliária — que ameaça a tradicional Rua da Carioca, no Centro do Rio — quer mudar de endereço para a não menos histórica Rua da Assembleia.
A construtora Even comprou os centenários prédios de números 81, 83, 85 e 87 da via — erguidos em 1912 — e deve construir mais um "espigão" na cidade.
Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Urbanismo, já autorizou demolições nos números 81 e 83. No primeiro funciona, desde 1941, o tradicional restaurante Columbia, que anunciou o fechamento das portas em 30 de maio. A livraria que funciona no outro imóvel já recebeu ordem de despejo.
Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia
Columbia anunciou fechamento das portas dia 30 de maio. A livraria ao lado já recebeu ordem de despejo | Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia
Desde 2001, lei municipal determina que qualquer edificação construída até 1938 precisa de autorização do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural do Rio, órgão ligado ao Instituto Rio Patrimônio Cultural da Humanidade.
A Even entrou com o pedido no ano passado e a demolição nos quatro endereços foi autorizada. Os prédios dos números 85 e 87 ainda não têm o aval da secretaria de Urbanismo para virem abaixo, mas parecem estar com os dias contados.
A Even não confirmou o que pretende fazer com os imóveis e não divulgou o valor da transação. Em nota, a construtora informou apenas que “não comenta projetos em desenvolvimento”.
Professor de História e estudioso do Centro, Milton Teixeira lamenta que os prédios venham a ser demolidos e acredita que a construtora vá erguer um prédio de escritórios ou um banco. “É um dos pontos comerciais mais nobres no Centro”, comentou.