Rio -  Moradores do Vidigal, em São Conrado, já iniciaram trabalhos para a possível visita do Papa Francisco à favela em julho, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Há 33 anos, outra Santidade, João Paulo II, esteve lá.

De acordo com a assessoria de imprensa do evento deste ano, o arcebispo Dom Orani João Tempesta, que está em Roma, convidou Francisco para visitar uma comunidade — o Vidigal é cogitado — e o Cristo Redentor.
Francisco Freitas segura a imagem de João Paulo II. Em 1980, ele, então com 4 anos, foi abençoado com água benta na testa pelo pontífice | Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
Francisco Freitas segura a imagem de João Paulo II. Em 1980, ele, então com 4 anos, foi abençoado com água benta na testa pelo pontífice | Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
Nesta quarta-feira, em audiência com o jesuíta, a presidenta Dilma Rousseff fará o convite oficial para a vinda dele ao Brasil.

“A expectativa é grande. Receber o maior líder católico pela segunda vez, nos enche de orgulho”, diz Paulo Roberto Muniz, de 50 anos, que em 1980 integrou a comissão que ciceroneou João Paulo.

O clima de otimismo, segundo ele, vai acelerar a reforma da Capela São Francisco de Assis, nome dado por João Paulo em 2 de julho de 1980 e onde o pontífice, doou seu anel à comunidade. O original está no Museu de Arte Sacra da Catedral.

“Além da reforma, que inclui pintura e a troca do telhado de amianto por colonial, também vamos erguer um memorial em homenagem a João Paulo. Com certeza o nome do Papa Francisco também vai constar nele, caso sua visita se concretize”, adianta Muniz.

Em cada esquina, nas ruas e nos bares, a empolgação é a mesma. “Depois que João Paulo esteve aqui, tudo mudou para melhor. Recebemos água encanada, luz e o processo de paz foi iniciado”, lembra Maria da Conceição, 69 anos, dona do Bar da Paz. “Vi o papa doar o anel da minha janela”, recorda-se o comerciante Evandro Ferreira, 57.

Um dos moradores mais entusiasmados é o professor de tênis Francisco Geraldo Freitas, 36, que sonha em cumprimentar Francisco. Quando tinha 4 anos, segundo ele, foi abençoado por João Paulo II.

“Minha mãe (Fátima, 57) me pegou no colo e entrou na fila para receber a benção dele em frente à Capela São Francisco de Assis. Ele jogou água benta e fez o sinal da cruz na minha testa. Acho que sou feliz na vida por isso. Quero reforçar essa sorte”, justifica o morador.

Dilma fará convite oficial ao Papa nesta quarta

A presidenta Dilma Rousseff deve encontrar-se nesta quarta-feira, em Roma, com o Papa Francisco. Não deve ser uma reunião demorada, porque a agenda do Papa é apertada.

Mas o Palácio do Planalto já garantiu que Dilma vai reforçar o convite para que o novo chefe da Igreja Católica venha à Jornada Mundial da Juventude, no próximo mês de julho.

Nesta terça-feira eles já se encontraram, muito rapidamente. Dilma cumprimentou o novo Papa durante 25 segundos logo após a missa inaugural do Pontificado.
Capela São Francisco de Assis, no Vidigal, será reformada em breve | Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
Capela São Francisco de Assis, no Vidigal, será reformada em breve | Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia