Rio Grande do Sul -  A Polícia Civil de Santa Maria vai entregar à Justiça na tarde desta sexta-feira o inquérito sobre o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), que matou 241 pessoas e ainda deixou nove internados. O documento, com mais de 10 mil páginas, saiu após 54 dias de investigações e vai apresentar o resultado das investigações e apontar os possíveis responsáveis pela mortes.
Grafiteiro pede justiça ao pixar fachada da boate Kiss | Foto: Reprodução Internet
Grafiteiro pede justiça ao pixar fachada da boate Kiss | Foto: Reprodução Internet
Para o chefe da Polícia Civil gaúcha, delegado Ranolfo Vieira Júnior, diz que este é o “maior inquérito da história” do estado. São 25 volumes na parte principal, com o depoimento de mais de 800 pessoas, e outros 24 volumes de anexos, com o resultado de perícias, fotos, vídeos e outras provas colhidas.
Segundo apontam as investigações, tanto os sócios-proprietários da Kiss quando os integrantes da banda Gurizada Fandangueira assumiram o risco de provocar as mortes, mesmo sem intenção, ao ignorarem normas básicas de segurança ou agirem com indiferença ou negligência.
Em caso de condenação, a pena prevista para homicídio é de seis a 20 anos de reclusão em regime fechado. Essa pena subiria para 12 a 30 anos com o agravante de pelo menos 234 das 241 vítimas do incêndio terem morrido por asfixia (meio cruel). No entanto os réus recebem apenas uma sentença aumentada em um sexto ou até a metade da pena.
Foto: Yuri Weber / Jornal A Razão / Agência O Dia
Foto: Yuri Weber / Jornal A Razão / Agência O Dia