Rio -  A possibilidade de deixar o aluguel é sempre um fator que motiva o poupador a guardar dinheiro para comprar um imóvel. O período de acúmulo de recursos geralmente é longo e cada vez está mais difícil conseguir rentabilidade atrativa para seus investimentos. A melhor forma de poupar dependerá do prazo que você pretende adquirir a casa e o seu perfil de risco. Avalie como guardar dinheiro para comprar sua casa própria.
Por Alexandre Canalini
PERGUNTA E RESPOSTA
Estou guardando dinheiro para comprar meu primeiro imóvel próprio. Já tenho 30% dovalor total do apartamento, mas ainda faltam os outros 70%, que devo conseguir ao longo dos próximos anos. Dessa forma, qual o melhor investimento para eu aplicar meus recursos até conseguir comprar o imóvel?
Márcio, Vila Isabel

O hábito de guardar recursos para comprar um bem é sempre uma prática saudável. Quando há o plano de adquirir um imóvel, sua motivação para fazer sacrifícios deverá ser ainda maior. O investimento que você deve procurar para rentabilizar seu dinheiro até conquistar a quantia que precisa vai depender da sua previsão de tempo para desembolsar os recursos necessários.
Se você vai desembolsar esses recursos nos próximos dois anos, a melhor alternativa é, sem dúvida, investir em aplicações conservadoras. A segurança será seu principal objetivo nesse período. Destaco nessa categoria os Fundos Referenciados DI, o CDBs DI e as aplicações em LFT por meio do Tesouro Direto.
Se, no entanto, o desembolso for após o período de dois anos, você pode pensar na possibilidade de investir em aplicações moderadas. Nessa categoria, você deve avaliar os Fundos Multimercado de perfil moderado. Você deve tolerar um pouco de risco nesse tipo de investimento.
Fica fora de cogitação, porém, qualquer aplicação que envolva risco maior, como fundos de ações, ações diretamente compradas em bolsa ou qualquer outro investimento de risco elevado.
Por fim, minha dica é que você continue poupando e aplique bem os seus recursos, pois, dessa forma, menor será o tempo que você vai demorar para realizar o sonho de ter a sua casa própria.
Alexandre Canalini é professor de Finanças da FGV. Amanhã, Sucesso nos Negócios.