Rio -  Queimar o aparelho eletrônico ao ligá-lo na tomada é um drama que qualquer pessoa já passou, e além da raiva fica um prejuízo financeiro. Pensando em solucionar estes inconvenientes, o técnico eletrônico, José Marcos Nonato, desenvolveu a “Tomada bivolt” que se trata de uma tomada que parece convencional, porém apresenta a possibilidade de escolha da tensão 110V ou 220V.
Foto: Divulgação
Tomada tem uma chave seletora para mudar voltagem | Foto: Divulgação
Umas das alternativas para equiparar a voltagem da tomada com a do aparelho é utilizando transformadores, entretanto são peças pesadas para serem carregadas diariamente o que não os torna práticos. A tomada criada funciona através de um arranjo elétrico onde são utilizados duas fases, um neutro e uma chave seletora de tensão. Uma fase fica fixa na tomada e a outra fase ou neutro será selecionado através da chave seletora de tensão.
O novo equipamento traz economia de energia já que certos aparelhos são mais econômicos com a voltagem 220, que não é comum nas residências. Além disso, dispensa a necessidade de etiqueta de identificação na tomada a respeito da voltagem, e também evita que aparelhos sejam queimados.
José Marcos já tem proteção legal do projeto e agora procura por parceiros e empresas que queiram investir na ideia e colocar o produto em escala no mercado. “Meu produto é melhor por ser mais prático e barato, já que os outros além de serem caros são pesados e dependem do usuário levar um transformador enorme para converter a tensão”, diz o criador da Tomada bivolt.