Volkswagen comemora seis décadas de instalação no Brasil
POR LUIZ ALMEIDA
Foto: Reprodução
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Foi na década de 1970, aliás, que a VW deu início às exportações. O primeiro lote tinha 13 unidades da Variant e oito da Kombi, exportadas para países da América do Sul e México. É ainda na década de 1970, quando a linha de produtos contava com SP1 e SP2, Brasília — este foi o primeiro modelo projetado e desenvolvido pela VW do Brasil —, Passat e Variant II, além do Fusca e da Kombi, que a marca inaugura, em 1976, a fábrica de Taubaté.
No início, a simplicidade
É no início da década de 1980 que a Volkswagen dá uma tacada que irá manter as vendas em alta — o Fusca se mantinha na liderança entre os mais vendidos naquela época. É quando surge a ‘família’ BX, que deu origem ao Gol, Parati, Saveiro e Voyage.
Novo Fusca | Foto: Divulgação
Porém, a década de 1980 é marcada também pela crise hiperinflácionária. Para rentabilizar, a VW e a arquirrival Ford se juntam, em 1987, e criam a Autolatina. Esta união esdrúxula dura sete anos rende frutos estranhos — Apolo, Logus e Pointer, da Volkswagen, e Verona, Royale e Versailles, da Ford.
Foi durante a vigência da Autolatina também que a VW lançou algumas novidades no mercado brasileiro. Entre elas está a chegada da injeção eletrônica, que foi introduzida no Gol GTi 2.0, em 1988. Já em 1992 foi a vez do Santana poder ser equipado com freios ABS.
Com a chegada de Fernando Collor de Mello à presidência da República, em 1990, dá-se a abertura à importação de automóveis. A VW, então, decide passar a trazer modelos como o Passat alemão e o New Beetle, entre outros.
É ainda na década de 1990 que surgem mais duas fábricas. Em 1996, a de São Carlos, São Paulo, responsável pela produção de motores 1.0, 1.4 e 1.6. Já em 1999 surge a de São José dos Pinhais, onde são produzidos a ‘famïlia’ Fox e o Golf, além de também ter fabricado o Audi A3.
O Total Flex foi o primeiro
Em 2003 é apresentada uma tecnologia que vira sucesso nacional e passa a ser empregada por toda a indústria automotiva brasileira. O VW Gol Total Flex é lançado neste ano e passa a ser o primeiro modelo a ser vendido com motor flexível, capaz de utilizar etanol ou gasolina em qualquer proporção.
GOL EMPLACA 26 ANOS NA FRENTE
Líder de vendas no mercado brasileiro há 26 anos, o Gol é o único modelo a superar o Fusca, que por durante 24 anos foi o mais vendido do Brasil. Projetado e desenvolvido pela Volkswagen brasileira, o Gol foi lançado no mercado em 1980. Atualmente, o carro e é fabricado em Taubaté, São Paulo.
De acordo com números da Fenabrave — Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores —, em todo o ano de 2012 foram emplacadas 293.293 mil unidades — 29,95% de participação entre os veículos de entrada vendidos no Brasil. Atrás dele, Fiat Uno, que no mesmo período anotou 255.838 unidades, com participação de 26,12%.
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