sexta-feira, 31 de maio de 2013

Coletar e doar leite materno: dicas e cuidados A coleta e doação de leite materno devem ser feitas com cuidado. Saiba mais sobre o assunto.



Algumas mulheres quando estão em processo de amamentação produzem um volume de leite maior do que a necessidade do bebê, o que possibilita a doação a um Banco de Leite. Saiba mais sobre o assunto e veja como doar o leite materno.
626217 As mães que amamentam podem doar leite. Foto divulgação Coletar e doar leite materno: dicas e cuidados As mães que amamentam podem doar leite. (Foto: divulgação)

QUEM PODE DOAR

Todas as mulheres produzem muito leite. O Brasil possui bancos de leite espalhados por todo o território, muitas vezes dentro das maternidades. Algumas cidades possuem parceria com o Corpo de Bombeiros, para que a doação seja recolhida na casa das doadoras.
leite doado vai para o banco de leite, onde passa por um processo de pasteurização e é levado para bebês prematuros ou que estão internados nos centros de tratamento intensivo neonatal.
Os bancos de leite fazem um cadastro com as doadoras e acompanham o processo de aleitamento, realizando orientações sobre a doação.  Como o produto é destinado aos prematuros e outros internos de UTI neonatais, o controle é feito de forma minuciosa com a doadora. É exigido que ela não fume, tenha feito o pré-natal corretamente, não tome medicamentos e não use álcool ou drogas.
626217 O leite materno deve ser guardado corretamente. Foto divulgação Coletar e doar leite materno: dicas e cuidados O leite materno deve ser guardado corretamente. (Foto: divulgação)

COMO COLETAR O LEITE MATERNO

  
1. A mãe deve começar fazendo massagem nas mamas de forma circular e suave;
2. O ideal é que o leite seja retirado manualmente. Coloque os dedos polegar e indicador onde fica a aréola. Em seguida firme os dedos e comprima suavemente até o leite começar a sair. Os primeiros jatos devem ser descartados e em seguida comece a coleta;
3. Caso encontre dificuldade de retirar o leite, procure apoio ao Banco de Leite materno mais próximo;
4. Se a mãe não conseguir fazer a ordenha manual, deve optar pelo ordenha com aparelho. Nesses casos os cuidados devem ser redobrados para que o leite não seja contaminado.

COMO CONSERVAR O LEITE COLETADO

Após a coleta, o leite deve ser guardado na geladeira ou no congelador. O produto cru pode ser conservado por até 15 dias no congelador. Além disso, é importante armazenar em frasco limpo e esterilizado.
626217 A coleta de leite materno pode ser feita em bancos de leite. Foto divulgação Coletar e doar leite materno: dicas e cuidados A coleta de leite materno pode ser feita em bancos de leite. (Foto: divulgação)
leite materno pode ser doado para bancos de leite, por onde será encaminhado para criançasque ainda não estão sendo amamentadas. A coleta e doação deve ser feita com cuidado para que o leite esteja em condições favoráveis para os bebês. Procure o centro de doação mais próximo da sua casa e seja uma doadora.
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação eeducação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

Nenhum comentário: