sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Energético faz jovem beber mais álcool

Energético faz jovem beber mais álcool

Combinação ‘mascara’ a embriaguez, elevando consumo e risco de acidentes

O DIA
Sãu Paulo - Pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) com 8.672 universitários das 27 capitais brasileiras comprovou o perigo de misturar bebidas alcoólicas com energéticas. De acordo com a análise, um em cada cinco estudantes consome este tipo de drinque. Com isso, aumenta em cinco vezes o risco de se exagerar na bebida; em três vezes o de dirigir em alta velocidade; e em quatro vezes o de se envolver em acidentes graves.
Mistura de bebida energética com álcool é usada por um a cada 5 jovens
Foto:  Reprodução
Os jovens que participaram da pesquisa beberam nos últimos 12 meses. A maioria (78,9%) disse ter usado apenas álcool. Mas índice alarmante (21,1%) admitiu a mistura com energéticos. Outros 3.361 estudantes acabaram sendo excluídos do estudo por terem usado drogas ilícitas no mesmo período.“Tomados com álcool, os energéticos podem mascarar os efeitos da bebida. A pessoa bebe mais, sem perceber”, afirmou à ‘Folha de SP’ um dos autores da pesquisa, o psicólogo Frederico Eckschmidt, do Departamento de Saúde Preventiva da USP.
Os energéticos, ricos em cafeína, tornam o drinque mais doce, fazendo o consumo aumentar. E, segundo Eckschmidt, aumentam o efeito de ‘desinibição’ provocado pelo álcool, mas reduzem a sensação de embriaguez.
Eckschmidt esclareceu que há limitações no trabalho. Não houve como saber, ainda, se o maior fator de risco está na mistura ou no excesso de álcool consumido pelos jovens. São necessários estudos complementares.
    Tags: energéticos , álcool , jovens , pesquisa

    Nenhum comentário: