sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Governo propõe retirar ações judiciais contra professores se greve acabar

Governo propõe retirar ações judiciais contra professores se greve acabar

Comissão do Sepe se reuniu com deputado. Grupo acampa nas escadarias da Alerj e espera por encontro com Pezão

PALOMA SAVEDRA
Rio - O governo do estado propôs ao Sindicato Estadual de Profissionais de Educação do Rio (Sepe) a retirada das ações judiciais, incluindo multa diária de R$ 200 mil, contra a associação se os professores da rede estadual, em greve desde o dia 8 de agosto, acabarem com a paralisação. A proposta, do deputado estadual André Corrêa (PSD), líder do governo na Câmara, será analisada pela categoria  Cerca de 50 profissionais permanecem acampandados em frente a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), à espera do encontro com o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, para discutir os rumos do movimento. O parlamentar prometeu agendar a reunião com o vice de Cabral.
Entre as exigências dos profissionais está a mudança para 30 horas de trabalho (segundo o Sepe, são cumpridas 40 horas), que segundo Corrêa será analisada e respondida em até 15 dias pela Procuradoria Geral do Estado.
Outras demandas pedem reajuste salarial de 20% (anteriormente 28%), no qual o parlamentar argumentou a criação de uma mesa de negociação para 2014, plano de carreira para funcionários e o programa "Uma matrícula, uma escola", que estipula o cumprimento da carga horária somente em uma unidade e1/3 para planejamento e grade curricular. Como resposta ao congelamento das funções, o governo propôs fazer um centro de pesquisas para mapear o nível de qualificação dos empregados para se posicionar depois sobre o descongelamento das carreiras.
Sobre a carga horária, Corrêa afirmou que as demandas podem ser debatidas em Grupos de Trabalho que a Secretaria de Educação propôs ao Sepe. Segundo representantes do sindicato, as questões serão conversadas em uma assembleia nesta segunda-feira, às 14h.
    Tags: Educação , Greve

    Nenhum comentário: