Rio -  Rodar 450 quilômetros por trechos as vezes inóspitos não foi uma novidade só para nós. Foi para ele também . O novo Range Rover Vogue, muito provavelmente, não irá chegar perto das aptidões que mostrou na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, durante 80 quilômetros de trilhas de média dificuldade, com travessias de rios e pedras aos montes.
destino deste mamute de dois mil e trezentos quilos é trafegar pelas engarrafadas avenidas urbanas, transportando em boa parte do seu peso aristocratas e sistemas de tração e transmissão que o fazem,virtualmente, o mais valente off-road da atualidade.
O clássico tem muito conteúdo e capacidades da fazer inveja aos 4X4 | Foto: Divulgação
O clássico tem muito conteúdo e capacidades da fazer inveja aos 4X4 | Foto: Divulgação
Histórico
Range Rover traz em si a tradição de vencer obstáculos com classe e extremo confortoe nesta edição a marca se esmerou, mas se esmerou tanto que o top da linha, o Range Rover Vogue Supercharged Authobiografy, que embarca um poderoso motor V8 a gasolina com 510 cv, o equivalente a cinco Fiat Punto 1.6, chega a custar pouco usuais R$ 604 mil, isto, com um pacote invejável e inédito de tecnologia e luxo ao extremo.
O modelo só falta te levar sozinho, pois acelerar e frear automaticamente ele já faz, a partir de um sofisticado sistema de radar de curso que reduz muito a possibilidade de acidente e freia na aproximação de obstáculos, retomando a marcha em seguida. Itens já prosaicos como freios ABS e airbags são complementados por mais tecnologias, como a suspensão pneumática ativa que, nao só muda a altura do carro até para o seu acesso,como para transpor 90 centímetros de alagamento ou ainda andar rápido no asfalto com toda a seguranca. Neste aspecto, o carro pode até enrijecer os amortecedores e a barra estabilizadora do lado para onde a carroceria pende na hora da curva.
A carroceria, aliás, é um capítulo a parte. O fabricante radicalizou na redução de peso e conseguiu, com muito alumínio e apêndices de magnésio e plástico fazer um regime de 420 quilos, que resulta em mais economia e funcionamento otimizado de todos os sistemas.
Sob o capô, você já sabe, o motor da versão mais cara é a gasolina. Há ainda um turbodiesel de 339 cv que também entrega potência de sobra em todas as exigências a que submetemos o mamute inglês, com a vantagem do maior torque e autonomia.
Foto: Divulgação
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No bolso 
Com o motor V8 diesel ele custa R$ 596 mil, com o V8 a gasolina, R$ 605 mil. Penduradas nestes motores caixas automáticas de 8 velocidades, com trocas sequenciais em borboletas atrás do volante multifuncional, com gerenciamento total do veículo. No console o controle dos modos de tração, agora também automático, sobre os parâmetros de suspensão, motor e câmbio. Isto tudo tem o modo manual, para não tirar o prazer de controlar uma máquina tão exclusiva como esta.