Venezuela -  A data da eleição presidencial na Venezuela será definida neste sábado, durante reunião do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do país. O órgão também deve divulgar, neste sábado, todo o cronograma do processo de escolha do novo presidente, incluindo o período de campanha eleitoral.
Foto cedida pela presidência da Venezuela mostra o vice-presidente do país, Nicolás Maduro, durante coletiva de imprensa no funeral de Hugo Chávez | Foto: EFE
Vice-presidente, Nicolás Maduro será candidato | Foto: EFE
O Artigo 233 da Constituição venezuelana estabelece que na "ausência total" de um presidente eleito nos primeiros quatro anos de mandato devem ser convocadaseleições gerais dentro de 30 dias.
Nesta sexta-feira, Nicolás Maduro foi juramentado presidente interino da Venezuela. Após receber a faixa do presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, Maduro disse que conversou com a presidenta do CNE, Tibisay Lucena, e pediu que todos os marcos constitucionais para o processo de eleição sejam respeitados.
O presidente interino jurou lealdade e prometeu seguir o caminho traçado por Hugo Chávez, cujo corpo continua sendo velado na Academia Militar do país. Antes da posse de Maduro, o líder oposicionista e governador do estado de Miranda, Enrique Capriles, concedeu uma entrevista e pediu um minuto de silêncio em homenagem a Hugo Chávez. Capriles destacou que “era adversário do ex-presidente, mas não seu inimigo”.
Chávez morreu na última terça-feira em Caracas, aos 58 anos, vítima de complicações de um câncer na região pélvica. Em dezembro do ano passado, foi submetido a uma cirurgia em Havana, capital cubana. As últimas imagens, em fotos ao lado das filhas no hospital, foram divulgadas há pouco mais de duas semanas.
O anúncio da morte de Chávez foi feito por Nicolás Maduro, em pronunciamento em redenacional de rádio e televisão.

As informações são da Agência Brasil