São Paulo -  O temporal registrado nesta sexta-feira deixou estragos e ainda causa transtornos na capital paulista. Nesta manhã, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrava 100 semáforos com problemas técnicos - 59 estão apagados e 41 em amarelo intermitente. Além disso, pelo menos 31 árvores estavam caídas nas ruas dacidade.
Por ser sábado, o trânsito na cidade não será tão prejudicado. Às 8h30, a cidade tinha apenas 1 quilômetro de congestionamento. Muito diferente do registrado na sexta-feira, quando a capital marcou o maior congestionamento do ano, com 261 quilômetros de vias engarrafadas.
Com a chuva de ontem, o sistema de trens também enfrentou problemas. Na Linha 12 Safira, que passa pela zona leste da capital, parte dos passageiros foi transportado em ônibus devido aos danos causados por um raio à rede de alimentação elétrica dos trens. Na Linha 9 Esmeralda, que liga a zona oeste a zona sul, o sistema de sinalização foi danificado, também por um raio. Com isso, os trens tiveram de trafegar com velocidade reduzida.
A tempestade também causou falta de luz em pelo menos três bairros da capital: Moema, na Zona Sul e Vila Madalena e Sumaré, na Zona Oeste. Em Moema, o Corpo de Bombeiros enviou duas viaturas para socorrer pessoas ilhadas em um prédio de dois andares, que teve o piso térreo tomado pela água.
Previsão
A manhã deste sábado começou com céu nublado e temperaturas agradáveis na capital. As 06h40 os termômetros das estações meteorológicas automáticas do CGE registravam em média 21°C, e tendem a se elevar nas próximas horas, podendo atingir máxima de até 32°C no período da tarde.
O final de semana promete ser típico de verão, com tempo quente e ensolarado, temperaturas que ultrapassam facilmente os 30ºC e umidade relativa do ar entre 30% e 40%. As chuvas ocorrem preferencialmente entre a tarde e a noite, associadas ao calor e à entrada do ar mais frio do mar em direção à faixa leste do estado paulista.
Os temporais nesta época do ano são caracterizados por chuvas fortes e sempre acompanhados de muitos raios e rajadas de vento. Portanto, alerta-se para o elevado risco de formação de alagamentos, assim como transbordamento de pequenos córregos e rios.

As informações são do iG