sexta-feira, 8 de março de 2013

08 de março: dia internacional da mulher


O preconceito marcou a vida de mulheres e toda a sua luta para conseguirem serem vistas diante da sociedade com igualdade. Ao longo da história da humanidade, a classe feminina foi sempre subjugada às vontades dos homens, a começar pela cultura e criação pregada desde quando as mulheres eram crianças e aprendiam que deveriam servir sem reclamar.
591739 08 de março dia internacional da mulher 01 08 de março: dia internacional da mulherNo Dia Internacional da Mulher lute pelo direito na classe (Foto: Divulgação)
Por causa dessas e de tantas outras formas de discriminação, as mulheres se uniram para buscar maior respeito aos seus direitos, ao seu trabalho e à sua vida. O direito de escolha do públicofeminino tão sonhado faz parte da realidade de grande parte das mulheres, mas algumas ainda sofrem com o machismo, a descrença no seu trabalho e até a sobrecarga de cobranças sociais, que antes não existiam.

Origem do Dia Internacional da Mulher

A discriminação era tão grandiosa e séria que chegou ao ponto das operárias de uma fábrica têxtil serem assassinadas de modo cruel, sendo queimadas vivas e presas à fábrica em que trabalhavam (em Nova York) após uma manifestação onde reivindicavam melhores condições para exercerem suas atividades, diminuição da carga horária de 16 para 10 horas diárias, salários iguais aos dos homens – que chegavam a ganhar três vezes mais no exercício da mesma função. Na época, mulher trabalhando era uma afronta, e reivindicar seus direitos então era algo impensável. Toda essa tragédia aconteceu em um dia 8 de março, que mais tarde se tornou o Dia Internacional da Mulher.
  
No dia 8 de março de 1910, aconteceu na Dinamarca uma conferência internacional feminina, onde assuntos de interesse femininos foram discutidos, além de decidirem que a data seria uma homenagem àquelas mulheres que morreram carbonizadas nessa mesma data.
591739 08 de março dia internacional da mulher 02 08 de março: dia internacional da mulherNo Dia Internacional da Mulher parabenize as grandes mulheres (Foto: Divulgação)

Direito das mulheres no Brasil

Durante o governo do presidente Getúlio Vargas falou-se muito sobre os direitos das mulheres mudou no Brasil. Com a reforma da constituição, acontecida em 1932, a classe feminina ganhou os mesmos direitos trabalhistas que a masculina, conquistaram o direito ao voto e a cargos políticos do executivo e do legislativo.
591739 08 de março dia internacional da mulher 03 08 de março: dia internacional da mulherMande mensagens as mulheres nas redes sociais (Foto: Divulgação)

Lei Maria da Penha assegura segurança feminina

Ainda no Brasil, para assegurar que as mulheres pudessem denunciar as agressões sofridas em casa, vinda por parte de homens que muitas vezes são próximos à vítima e ficavam impunes.  A Lei Maria da Penha foi instituída como resultado da grande luta pelos direitos da mulher e assegurou penas mais rígidas para os agressores. Existe muito a se fazer, pois mesmo com essas leis algumas mulheres ainda morrem diante desses problemas.
No Dia Internacional da Mulher organizações não governamentais realizam manifestações em prol de direitos da classe feminina que mesmo assegurados por lei não são respeitados. Nesse dia 8 de março reúna os amigos, familiares e dê um abraço em cada uma das mulheres de sua família para homenageá-las e mostrar à elas o quanto são importantes.

Nenhum comentário: