Rio -  A Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), ligada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vai dar assessoria à Prefeitura de Mesquita para a ampliação do Programa de Saúde da Família da cidade. A parceria prevê treinamento de pessoal e a aplicação de novos projetos de gestão já testados e aprovados pela escola da Fiocruz. Um dos exemplos é a ampliação do serviço de saúde da família na favela de Manguinhos, na Zona Norte do Rio, que conseguiu atingir 100% da comunidade do entorno do campus da Fiocruz. Em Mesquita, a meta é atingir pelo menos 90% da população.
Mesquita possui 11 unidades do programa, e cada equipe tem capacidade para atender até quatro mil pessoas cadastradas. O secretário de saúde da cidade, Ricardo Fried, explica que a parceria permitirá aumentar o número de beneficiados. “Ampliar o PSF é prioridade. Cuidar desde a atenção básica é a melhor política que podemos manter para a população”, ressaltou.
Maior escola de saúde pública da América do Sul, a Ensp mantém cooperação técnica na área de saúde da família com estados e cidades de todo o Brasil. Uma equipe da instituição vai a Mesquita ainda este mês para conhecer a cidade, verificar a situação das unidades de saúde e começar a consolidar as bases de cooperação.