Rio -  Há alguns anos, o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte recebeu pedido de acolhimento de adolescente envolvido com o tráfico no Ceará. O garoto, considerado traidor, levou dez facadas, mas sobreviveu e veio para o Rio, sob proteção. A equipe se aproximou do menino, que aceitou voltar para São Paulo, onde reencontrou a mãe e retomou os estudos, sendo desligado do programa após reinserção social segura.
governo  do estado, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, avançou nas três modalidades de proteção: o Provita (Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas), o PPCAAM (Programa de Proteção a Crianças eAdolescentes Ameaçados de Morte) e o Programa Estadual de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos, o PEPDDH.
O Provita contribui para o combate à impunidade, uma vez que os ameaçados foram vítimas ou testemunhas de crimes e seus depoimentos são valiosos. Já o objetivo do PPCAAM é resguardar a vida e a integridade física de crianças e adolescentes que são ameaçadas, não necessariamente por terem sido vítimas ou testemunhas de crimes, mas por sofrerem discriminação. Por fim, o PEPDDH protege a militância na área dos Direitos Humanos, já que há de se assegurar a possibilidade de militância, sob pena de permitir regimes autoritários.
Outro avanço, construído com a Secretaria de Segurança, foi a criação do Núcleo de Proteção Policial, que selecionará os policiais que vão atuar na escolta e serão capacitados em Direitos Humanos para que possam deliberar sobre outras medidas de proteção, iniciativa inédita no Brasil. É motivo de comemoração que esses decretos tenham sido regulamentados para que os programas sejam executados de forma plena. Com a instalação formal do PEPDDH, do Conselho Gestor do PPCAAM e da Coordenação Estadual de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos, o Estado do Rio dá mais um passo na profissionalização e institucionalização dos programas, o que nos dá mais subsídios para proteger a vida e a dignidade humana.
Secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos